O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas(SP), não terá suas obras concluídas até a Copa do Mundo. O índice de execução das obras é de 86,71%.
O novo terminal de passageiros entra em operação no dia 11 de maio e até a Copa somente a TAP estará operando nas novas instalações, que vai receber voos charters e de delegações.
No entanto, o contrato fechado pela concessionáriaAeroportos Brasil Viracopos (ABV) com o governo federal apontava que até o dia 11 de maio, o novo terminal deverá estar concluído, caso este prazo não seja cumprido, à ABV está sujeita a uma multa de R$ 150 milhões, um valor de mais de R$ 1,5 milhão por dia de atraso.
De acordo com as informações publicadas na terça-feira (09/04) pelo jornal Folha de S.Paulo, a concessionária reconhece que apenas a área internacional do novo terminal funcionará na Copa, mas afirma que o aeroporto estará plenamente operacional até 11 de maio.
O cronograma geral da obra está ao menos um mês e meio atrasado. Cinco seleções chegarão por Viracopos ao País e sete usarão o aeroporto para se deslocar na Copa: Portugal, Japão, Rússia, Nigéria, Argélia, Costa do Marfim e Honduras.
O novo terminal terá capacidade para 22 milhões de passageiros por ano, além de um edifício-garagem com 4 mil vagas e obras de acesso ao aeroporto.