A qualidade de vida, as vastas áreas verdes e a tranqüilidade têm sido apontadas como os principais atrativos de Sousas e também os motivos que impulsionaram o crescimento do distrito. Hoje, Sousas reúne condomínios residenciais de alto padrão, comércio e serviços qualificados e alguns dos mais frqüentados restaurantes e casas noturnas de Campinas.
O distrito de Sousas surgiu por volta de 1830, quando os sertanistas Antônio Aleixo de Godói e Bernardo José Sampaio decidiram se instalar com suas famílias próximo da ponte que construíram às margens do Rio Atibaia, ainda hoje o principal manancial da região de Campinas. Á área onde se estabaleceram ficou conhecida como Ponte do Arraial. A Igreja Matriz de Sant\’Ana teve sua construção iniciada em 1894. No mesmo ano, foi inaugurado o Ramal Férreo Campineiro.
Em 170 anos de história, o distrito teve vários nomes. No final do século 19, os moradores construíram a capela de São Sebastião, no então Arraial de Sousas, nome de numerosa família de moradores, que vieram atraídos pelas terras f\’érteis onde se cultivava café. A capela preservada fica na praça em frente à sub-prefeitura do distrito.
A cultura do café, implantada na região em meados do século 19, atraiu imigrantes, na maioria italianos, cujos descendentes ainda hoje compõem boa parcela da população. A Revolução Constitucionalista de 1932 abalou a vida dos moradores do distrito, que foi palco de combates entre paulistas e getulistas. Duas pontes foram dinamitadas, para conter o avanço das tropas do governo.
Desde o início dos anos 70, Sousas apresenta um gradativo crescimento da população e do setor comercial.
A Festa de Sant\’Ana, padroeira de Sousas, é o principal evento do distrito. Barracas de comida e bebida, leilão de animais, queima de fogos e procissão fazem parte da festa que acontece no último final de semana do mês de julho. A Festa do Peão também é um dos maiores eventos da região de Campinas, realizado entre o mês de maio e junho, com shows de artistas consagrados e rodeios que reúnem alguns dos principais peões do País.
JOAQUIM EGÍDIO
O distrito de Joaquim Egídio, que faz limite com o de Sousas, surgiu por volta de 1730, em área adjacente ao Rio Jaguari. A Fazenda das Cabras, remanescente da sesmaria doada que foi disputada por proprietários de outras sesmarias e originalmente destinada à criação de animais, hoje abriga o Observat\’rio Municipal Jean Nicolini (Observatório de Capricórnio), um dos pontos turísticos do distrito.
Criado em 1977, o observatório instalado no Monte Urânia possui equipamentos de alta precisão, que o colocam entre os principais do País. O Observatório Municipal está aberto a escolas de Terça a Quinta-feira, das 15 às 21 horas, com horário marcado com antecedência. Para o público, aberto às sextas-feiras, das 18 às 22 horas e aos domingos, das 16 às 21 horas.
Assim como Sousas, Joaquim Egídio vem atraindo moradores de regiões mais populosas de Campinas, que procuram melhor qualidade de vida. O principal evento do distrito é a Festa de São Joaquim e São Roque, que acontece em agosto. A tradicional festa religiosa reúne barracas de comidas e bebidas, shows e diversão.
SOUSAS E JOAQUIM EGÍDIO
Data: