21.9 C
Campinas
sexta-feira, maio 8, 2026
spot_img

Trump elogia Lula após reunião na Casa Branca e sinaliza avanço em acordo sobre tarifas

Data:

Encontro entre os presidentes durou cerca de três horas em Washington e tratou de comércio, segurança, minerais estratégicos e cooperação bilateral entre Brasil e Estados Unidos

Lula defendeu maior integração entre os sistemas aduaneiros dos dois países e citou apreensões recentes de armamentos realizadas em operações conjuntas.. Foto Rucardo Stuckert/PR

<OUÇA A REPORTAGEM>

<Siga o canal do Jornal Local no WhatsApp>

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a elogiar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva após reunião realizada nesta quinta-feira (7), na Casa Branca. Em conversa rápida com jornalistas depois da saída da comitiva brasileira, Trump afirmou que o encontro foi “muito bom” e classificou Lula como “um bom homem” e “um cara inteligente”.

Segundo Trump, os dois governos discutiram principalmente comércio bilateral e tarifas de importação. “Estamos fazendo muito comércio e vamos aumentar ainda mais esse comércio. Eles gostariam de algum alívio nas tarifas”, declarou o presidente norte-americano.

Relação Brasil-EUA

Antes mesmo da declaração à imprensa, Trump havia publicado mensagem nas redes sociais elogiando Lula e destacando o resultado positivo da reunião. O republicano afirmou que o encontro transcorreu “muito bem” e mencionou debates sobre comércio e tarifas, temas considerados estratégicos para os dois países em meio à disputa global por mercados e cadeias produtivas.

Após a reunião, Lula concedeu entrevista coletiva na embaixada brasileira em Washington e classificou o encontro como “um passo importante” para a retomada de uma relação mais estável entre Brasil e Estados Unidos. O presidente brasileiro reforçou a defesa de negociações comerciais “sem unilateralismo” e voltou a reclamar do déficit comercial enfrentado pelo Brasil nas trocas com os EUA.

Outro ponto abordado foi a baixa participação de empresas norte-americanas em licitações brasileiras de infraestrutura. Lula afirmou que o governo brasileiro pretende ampliar o diálogo econômico, mas sinalizou que espera maior equilíbrio nas relações comerciais.

Na área de segurança, os dois governos discutiram ações conjuntas contra o crime organizado internacional, especialmente tráfico de armas e drogas. Lula defendeu maior integração entre os sistemas aduaneiros dos dois países e citou apreensões recentes de armamentos realizadas em operações conjuntas.

Embora não tenha havido debate oficial sobre eventual classificação do PCC e do CV como organizações terroristas pelos Estados Unidos, integrantes do governo brasileiro indicaram que novas operações bilaterais de combate ao crime organizado estão em planejamento.

Minerais críticos e disputa geopolítica

A exploração de minerais críticos e terras raras também entrou na pauta do encontro. Lula afirmou que o Brasil prepara a criação de um conselho coordenado pela Presidência da República para tratar do tema, considerado estratégico diante da disputa global por recursos usados na indústria tecnológica, militar e de transição energética.

“Este é um tema de soberania nacional”, afirmou Lula ao defender que investimentos estrangeiros no setor respeitem o controle brasileiro sobre os recursos minerais.

A discussão ocorre em meio ao avanço da Política Nacional de Minerais Críticos e Estratégicos (PNMCE), aprovada pela Câmara dos Deputados um dia antes da reunião. O projeto busca ampliar a exploração e o processamento de minerais utilizados em setores como tecnologia, defesa, indústria automobilística e energia limpa.

Especialistas avaliam que o interesse dos Estados Unidos sobre minerais críticos brasileiros ocorre em um contexto de disputa econômica internacional com a China, hoje dominante no mercado global de terras raras. O tema tem sido tratado como prioridade estratégica por Washington.

Democracia e soberania

Durante a coletiva, Lula também afirmou que soberania e democracia “não estão em negociação”. Segundo ele, o Brasil está disposto a dialogar sobre qualquer pauta econômica ou diplomática, desde que sejam respeitadas as instituições brasileiras.

O encontro teve ainda momentos de descontração. Lula brincou com Trump sobre a Copa do Mundo e disse esperar que os jogadores brasileiros não tenham vistos barrados pelos Estados Unidos durante o torneio.

Os presidentes concordaram em criar um grupo de trabalho bilateral para discutir tarifas comerciais no prazo de 30 dias. A expectativa dos dois governos é tentar construir um acordo capaz de reduzir tensões comerciais e ampliar a cooperação econômica entre os países.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Operação mira “Diabo Loiro” e esquema de lavagem de dinheiro ligado ao PCC em Campinas

Polícia Civil e Gaeco cumprem mandados em oito cidades...

Jornal chinês destaca defesa de Lula sobre soberania mineral após reunião com Trump

Global Times afirma que presidente brasileiro resistiu à pressão...

PF atinge aliado de Flávio Bolsonaro e operação provoca abalo na pré-campanha presidencial do PL

Investigação sobre o Banco Master coloca o senador Ciro...

Moraes propõe fim do “escudo de impunidade” de deputados e mantém prisão de parlamentar do Rio

Ministro do STF ataca desvirtuamento de prerrogativas constitucionais que...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade