Começam as escavações do
Projeto Arqueológico de Caconde
Objetivo do projeto é valorizar a identidade das comunidades
locais resgatando material em sete sítios arqueológicos
18/05/2007 – Nesta segunda-feira, dia 21 de maio, começam as escavações do Projeto Arqueológico da Usina Hidrelétrica de Caconde. As pesquisas serão realizadas na borda do reservatório e envolverão os municípios de Caconde, Botelhos e Poços de Caldas.
A iniciativa tem o objetivo de resgatar o material arqueológico encontrado nos sete sítios identificados há dois anos no local, atendendo a demanda do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). “Vamos recuperar a história e a pré-história da região”, diz a pesquisadora e coordenadora do projeto, Erica Gonzalez. “A iniciativa visa resgatar o patrimônio arqueológico e valorizar a identidade das comunidades locais”.
Museu Arqueológico
A primeira iniciativa da AES Tietê na área de arqueologia foi a construção do Museu de Arqueologia de Água Vermelha, em setembro de 2003, o primeiro do gênero na região. Tudo começou quando pescadores encontraram uma grande quantidade de ossos humanos a cerca de um quilômetro da jusante da Usina Água Vermelha, em Ouroeste (SP). Pesquisadores descobriram que os objetos e ossadas humanas encontrados são dos primeiros habitantes que formaram seus assentamentos na região há 9 mil anos e viviam da caça e da pesca.
A missão do museu é preservar e comunicar os registros de sociedades pré-coloniais que ocuparam a região, visando à ampliação de uma consciência sobre a história do Brasil e sobre o patrimônio cultural da nação. Além do material ósseo humano, o museu abriga restos de fauna e fragmentos cerâmicos, reserva técnica com arquivos e monitoramento ambiental, além de apoio à pesquisa arqueológica.
Projetos ambientais
Além dos projetos arqueológicos, a AES Tietê desenvolve muitas ações na área de meio ambiente. Dentre elas destacam-se: os programas de manejo de flora e pesqueiro, o repovoamento dos reservatórios com a produção e soltura de alevinos, o acompanhamento periódico da qualidade da água dos reservatórios e a fiscalização do uso do solo no entorno dos reservatórios.
AES Tietê
A AES Tietê possui um parque de usinas composto por 10 hidrelétricas, com capacidade instalada de 2,65 mil megawatts (MW). É responsável pela geração de 20% da energia do Estado de São Paulo e de 2% da produção nacional. Além da usina hidrelétrica de Caconde, a AES Tietê é formada por Ibitinga, Bariri, Barra Bonita, Promissão, Limoeiro, Água Vermelha, Euclides da Cunha, Nova Avanhandava e a PCH (pequena central hidrelétrica) Mogi-Guaçu. O complexo de usinas envolve os rios Tietê, Grande, Pardo e Mogi-Guaçu e fica localizado nas regiões Central e Noroeste do Estado de São Paulo.