O HPV (papilomavírus humano) se trata da família Papovariridade que possui mais de 100 tipos de vírus concentrados em um só. As doenças mais comuns associadas a esse vírus são lesões de pele ou mucosa, na maioria das vezes em verrugas genitais, consideradas de alto risco e relacionados a tumores malignos, em especial ao câncer do colo do útero.
Uma das características do HPV é ficar instalado no corpo por muito tempo sem se manifestar, entrando em ação em determinadas situações como gravidez e fase de estresse, quando a defesa do organismo fica abalada. A mulher tanto pode sentir uma leve coceira, dor durante a relação sexual ou algum corrimento. No Brasil, cerca de 7.000 mulheres morrem anualmente por esse tipo de tumor.
Nos homens os mais comuns são verrugas genitais, a transmissão se dá diretamente pela pele infectada, o HPV genitais são transmitidos somente por meio das relações sexuais.
Para identificar o HPV podem ser feitos os exames de: Papanicolau (não detecta o vírus, mas as alterações causadas por eles nas células, é o exame preventivo mais comum), Colposcopia (permite identificar lesões), Biópsia (retira-se um pedaço de tecido para análise), Captura Híbrida (permite diagnosticar o vírus mesmo antes dele se manifestar).
A prevenção deve ser feita com exames preventivos anuais, uso de preservativos (a proteção não é de 100%), atenção a sintomas como coceira, corrimento, sangramento anormal, principalmente fora da menstruação e dor durante a relação sexual, fumar, beber em excesso ou usar drogas afeta o sistema de defesa do organismo fazendo com que o HPV atinja a mulher com mais facilidade.
Em 2006, chegou ao Brasil a vacina que ajuda a prevenir o HPV, não funciona para quem já está infectado.
Papilomavírus Humano – HPV
Data: