Instituto Futuro Cidadão dá início a um ciclo de apresentações nas escolas estaduais de Indaiatuba, em que ensina cidadania e política de maneira divertida
O Instituto Futuro Cidadão, entidade sem fins lucrativos sediada em Campinas, iniciou um ciclo de apresentações nas escolas estaduais de Indaiatuba para educar as crianças sobre as verdadeiras funções de um vereador e despertar o interesse dos jovens pela política.
Baseado na cartilha produzida pelo próprio instituto em conjunto com a Câmara Municipal da cidade, intitulada \”direitos do cidadão e deveres do vereador\”, o IFC está executando palestras gratuitas e interativas em todas as escolas públicas de Indaiatuba desde segunda-feira, dia 18. Mais de 1000 crianças já aprenderam de maneira didática e muito divertida quais são os direitos de um cidadão frente aos deveres de um vereador.
A cartilha, ilustrada em formato de HQ, baseia-se numa breve história onde as personagens interagem em situações corriqueiras que envolvam a participação da população nas tomadas de decisão do município. De tabela, o material esclarece a utilidade dos órgãos municipais de prestação de serviço, tais como a Secretaria de Saúde e as Farmácias Unificadas.
A idéia nasceu de uma reunião entre os membros do Legislativo de Indaiatuba, quando os vereadores buscavam soluções para alguns problemas que permaneciam obscuros, entre eles, o desconhecimento da população sobre os deveres dos parlamentares. O IFC foi acionado pela Câmara e iniciou a concepção em parceria com o desenhista Marcelo Ferreira, encarregado da arte da cartilha. \”O objetivo da cartilha é formar cidadãos que saibam o que e como cobrar providências do poder Legislativo e, através disso, inseri-los no processo de tomada de decisões do município\”, afirma Igor Furniel, presidente do IFC.
Além dos idealizadores do projeto, um rol de 28 empresas patrocinou 70% dos recursos para a produção do material e ajudou na sua concepção. As cartilhas estão sendo distribuídas em todas as escolas públicas do município.
O parlamentar Gervasio Aparecido listou entre os objetivos da cartilha o conhecimento da função do vereador, os direitos do cidadão e a conscientização na hora do voto. Segundo ele, as crianças têm uma importância vital no processo de educação cívica da população. \”Por meio das crianças, os pais adquirem o discernimento sobre o assunto. O trabalho ficou muito bom e as empresas participaram de maneira transparente\”, diz.
Amanhã (quinta-feira) e sexta-feira, respectivamente, o IFC visitará as escolas Maria Aparecida e Carlos Tancler para distribuir as cartilhas, interagir com mais de 1000 crianças e usar brincadeiras para educar sobre política e cidadania. Até o final desta semana, a expectativa é atender a mais de 2.500 crianças.




