Vários manifestantes lotaram novamente na noite de ontem (15), a Câmara Municipal de Campinas para votar o afastamento do prefeito Hélio de Oliveira Santos (PDT)
De um lado um grupo de manifestantes, supostamente contratados pelos aliados do prefeito, vindos da periferia de Campinas, e de outro, cidadãos campineiros, servidores públicos, advogados, sindicatos e partidos políticos.
Em meio a toda a esta confusão, manobras políticas aconteciam entre os vereadores A votação do requerimento só aconteceu por volta das 21h30, após o intervalo de 15 minutos da sessão.
A aprovação do requerimento não passou. Seriam necessários 22 votos favoravéis, mas a oposição fechou a votação com 16 votos a favor e 15 contra, com duas ausências.
Petterson Prado propõe que a população pare de pagar impostos
O vereador Petterson Prado (PPS) citou em sua discurso na tribuna, a desobediência civil, ele sugeriu que o campineiro pare de pagar impostos caso o prefeito continue no cargo.
“A desobediência civil, que é uma ideia antiga e deu muito certo na Índia, na África do Sul e nos EUA, é o não cumprimento das regras de uma forma pacífica e constante até conseguir seus objetivos”, finalizou.
Uso da Tribuna
Discursos acalorados de vários vereadores completaram o espetáculo político da Câmara na noite de ontem.
O vereador Élcio Batista disse que “A vaca foi pro brejo. Com bezerro e tudo”. E contrapondo o depoimento do vereador Sellin, Elcio falou: “Qual a legalidade que houve quando meteram a mão no dinheiro do povo?”.
“A primeira-dama ganhou o Habeas-Golpe. Prefeito, vá defender sua mulher, seus secretários. Deixa Campinas trabalhar. Campinas não tem terremoto, nem tsunami, mas parece que em duas sextas-feiras Campinas teve terremoto e tsunami”, afirmou Biléo Soares (PSDB), ao comentar o escândalo político que atinge a cidade.
Vereadores vaiados
Os vereadores mais vaiados da sessão de ontem foi a vereadora Leonice da Paz (PDT) que no discursos disse que “Sou contra a injustiça e para isso nós temos uma Comissão Processante”.
Guarde os nomes dos vereadores (para a proxima eleição) que votaram contra o afastamento e a favor do prefeito
1- Angelo Barreto (PT)
2- Antônio Flôres (PDT)
3- Aurélio Cláudio (PDT)
4- Cidão Santos (PPS)
5- Francisco Sellin (PDT)
6- Jaírson Canário (PT)
7- Josias Lech (PT)
8- Leonice da Paz (PDT)
9- Miguel Arcanjo (PSC)
10- Paulo Oya (PDT)
11- Sérgio Benassi (PCdoB)
12- Tadeu Marcos (PTB)
13- Thiago Ferrari (PMDB)
14- Zé Carlos (PDT)
15- Zé Cunhado (PDT)
Acrescente na lista os que se ausentaram durante a votação
1- Dr. Sebastião dos Santos (PMDB), relator da Comissão Processante
2- Jorge Schneider (PTB)