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Cai parcela de varejistas otimistas com o faturamento no Dia dos Pais

Data:

A Pesquisa Serasa Experian de Expectativa Empresarial para o Dia dos Pais 2012 aponta que 41% dos entrevistados esperam aumento do faturamento para a data, na comparação com igual período de 2011. Os que apostam em estabilidade são 39% e em queda do faturamento 20%.

A Pesquisa Serasa Experian de Expectativa Empresarial para o Dia dos Pais 2012 entrevistou 1.000 empresários e executivos do varejo e foi a campo de 3 a 13 de julho.

Análise por porte

As grandes empresas do varejo são as mais otimistas em relação a ampliar seu faturamento neste Dia dos Pais, na comparação com igual data do ano passado. São 72% de seus varejistas que compartilham dessa opinião. Nas médias empresas essa parcela é de 56% e nas pequenas 41%.

Análise por Região

O Norte aparece como a Região com mais varejistas otimistas sobre o faturamento na data, 63%. Na sequência estão, praticamente, empatados o Nordeste (42%); o Centro-Oeste e o Su,l com 41% cada uma. O Sudeste tem 34% de varejistas otimistas.

Os estímulos ao consumo já impactam nas vendas?

Quando perguntados se haviam já percebido um aumento nas vendas, por conta das presentes medidas de estímulo ao consumo, 40% dos varejistas de grandes empresas responderam afirmativamente e 60% disseram que não. Esta posição se distingue dos demais portes, pois nas médias somente 28% dos entrevistados já notaram aumento e nas pequenas 24%. Por região, dos que já perceberam evolução 36% estão na Norte; 30% na região Nordeste e na Centro-Oeste; 18% na Sul e 14% na região Sudeste.

Os juros baixos e a redução do IPI aumentarão as vendas?

A resposta é afirmativa para 27% dos entrevistados. 70% responderam que não afetarão e 3% acreditam que caiam. Por porte, 40% dos varejistas de grandes acham que esses incentivos aumentarão as vendas neste Dia dos Pais. No mesmo sentido, vão 31% dos empresários do médio varejo e 27% do pequeno. Por região, a Nordeste tem a maior parcela de respondentes dizendo que as vendas subirão: 34%. Na sequência estão 30% na Norte; 27% na Centro-Oeste; 22% na Sul e 21% na Sudeste.

 

Presentes

A Pesquisa Serasa Experian de Expectativa Empresarial para o Dia dos Pais 2012 aponta que os presentes mais procurados pelos filhos serão roupas, sapatos e acessórios (57%); celular e smartphone (16%); perfumaria e cosméticos (10%); eletrônicos (7%); ferramentas (2%); bebidas (2%); joias, relógio e caneta (2%); produtos de informática (1%); refeição em restaurante (1%) e outros (2%).

No Dia dos Pais 2011, os presentes mais ofertados foram roupas, sapatos e acessórios (56%); celular e smartphone (19%); perfumaria e cosméticos (9%); eletrônicos (7%); bebidas (2%); joias, relógio e caneta (1%); produtos de informática (2%), e outros (3%).

Gasto médio com presentes

Na pesquisa, os varejistas responderam que 24% dos presentes custarão até R$ 50; 41% de R$ 51 a R$ 100; 26% de R$ 101 a R$ 200; 4% de R$ 201 a R$ 300; 3% de R$ 301 a R$ 500 e 2% mais de R$ 500. No Dia dos Pais 2012, o tíquete médio deve ser de R$ 134.

No Dia dos Pais 2011, o gasto médio com presentes foi 25% até R$ 50; 41% de R$ 51 a R$ 100; 24% de R$ 101 a R$ 200; 7% de R$ 201 a R$ 300; 2% de R$ 301 a R$ 500 e 1% acima de R$ 500.

Composição das vendas

As vendas neste Dia dos Pais serão compostas por 51% à vista e 49% a prazo. Na mesma data de 2011, a composição foi de 47% à vista e 53% a prazo.

Meios de pagamento

A Pesquisa Serasa Experian de Expectativa Empresarial para o Dia dos Pais 2012 mostra que 43% dos pagamentos das compras à vista serão efetuados em dinheiro; 23% em cartão de crédito; 21% em cartão de débito; 11% cheque; 1% cartão da loja e 1% “outros”. Nas vendas a prazo: 50% em cartão de crédito parcelado; 23% em cheque pré-datado; 18% financiamento ou crediário; 3% cartão de débito parcelado; 2% cartão da loja parcelado e 4% outros.

No Dia dos Pais 2011, as compras à vista foram realizadas por: 41% em dinheiro; 24% em cartão de crédito; 19% cartão de débito; 14% cheque; 1% cartão da própria loja e 1% outros. Na modalidade a prazo: 49% cartão de crédito parcelado; 25% cheque pré-datado; 19% financiamento ou crediário; 2% cartão de débito parcelado; 2% cartão da própria loja parcelado e 3% outros.

Parcelamento

Neste Dia dos Pais, não há ampliação do parcelamento verificado em igual data de 2011, quando eram: cheque pré-datado em até 4 vezes. Cartão de crédito e financiamento ou crediário em até seis vezes, nas compras a prazo.

Comentários

A Pesquisa Serasa Experian de Perspectiva Empresarial para o Dia dos Pais 2012 mostra uma parcela menor de varejistas otimistas. Essa opinião é balizada pelo nível de atividade econômica, pelos indicadores de inadimplência e pelas condições financeiras das empresas.

As grandes empresas do varejo são as mais otimistas porque possuem maior liquidez, muitas vezes possuem parcerias com bancos e têm melhores condições para ofertar promoções mais adequadas às necessidades do consumidor.

Nas questões sobre os impactos dos estímulos oficiais ao consumo nas vendas, a grande empresa do varejo aparece novamente em destaque, pois sua percepção de venda em escala é mais apurada. Assim, as vendas crescem primeiro nesse porte, para depois serem pulverizadas pelos demais portes.

Sobre os presentes, chama a atenção os que tiveram expectativa maior que no Dia dos Pais 2011, tais como roupas, sapatos e acessórios; perfumes e cosméticos; refeição em restaurante e, pela primeira vez, aparecem as ferramentas. É interessante notar que esse conjunto de presentes possui amplas opções de preços. Os mais baratos serão comprados à vista, pelos filhos mais endividados.

Aliás, essa é a razão para o aumento das vendas à vista, na comparação Dia dos Pais 2012/2011. Mesmo com um tíquete médio razoável (R$ 134), o consumidor dará preferência para as vendas em dinheiro ou em cartão de crédito parcelado.

Metodologia

A Pesquisa Serasa Experian de Expectativa Empresarial para o Dia dos Pais 2012 foi a campo no período de 3 a 13 de julho, com 1.000 executivos do setor do comércio de todo o país. Esta pesquisa para as datas comemorativas do varejo começou a ser desenvolvida em 2005. Trata-se de um levantamento estatístico com uma amostra de empresas representativas do setor do comércio, dos portes pequeno, médio e grande e das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

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