16.6 C
Campinas
terça-feira, junho 16, 2026
spot_img

Diretoria do Congeapa vai ao MP

Data:

congeapa1Desde 2002 quando o ex-prefeito, Antonio da Costa Santos (Toninho), esteve em Sousas reunido com os moradores para discutir a lei da APA, que os empreendedores imobiliários vêm pressionando os órgãos públicos para a liberação de novos loteamentos nos distritos. Na época, junto com Toninho a população se reuniu e pediu que a lei tivesse caráter retroativo, pois já era grande o número de empreendimentos que deveria invadir a região. Felizmente, isso só não aconteceu por causa da Lei10.850 de 07 de junho de 2001.

Passado 12 anos da criação da Lei, os distritos vivem o mesmo drama da especulação imobiliária que assombra o Conselho Gestor da APA (CONGEAPA), que nesta pequena trajetória já acumulou vários presidentes. A última gestão do conselho, foi motivo de várias investigações do Ministério Público e agora com a diretoria que assumiu em maio de 2012, parece não fugir a este caminho.

Esta semana (27), a atual diretoria, a secretaria e jornalista, Sandra Venâncio, representante da Associação Campineira de Imprensa (ACI), e a vice-presidente, Rosângela Villa do Miu, da Associação de Moradores Loteamento Moradas das Nascentes, protocolaram (nº834/13) junto ao Ministério Público um pedido de intervenção no CONGEAPA. Elas estiveram reunidas com o promotor, Valcir Kobori que orientou a dar entrada ao processo no protocolo geral do órgão.

Eleição para presidente

O caso começou na eleição de 06 de março, quando o conselho elegeu o presidente, Jansle Vieira Rocha, com 12 votos e Rosângela Villa Do Miu com dois votos. Nesse período quando a secretária foi redigir a ata, deparou com uma irregularidade no processo eleitoral e comunicou a Secretaria do Verde, solicitando uma nova eleição. De acordo com o Regimento Interno, os conselheiros que tiver duas faltas consecutivas ou cinco alternadas perdem o mandato e devem ser substituídos pelos suplentes. Diante do novo fato encontrado, a secretaria achou por bem não entregar a ATA da eleição por estar irregular.

Ocorre que diante da recusa da secretária do Congeapa, o secretario Rogério Menezes, manda redigir a Ata pela secretária executiva e a publica sem passar pela aprovação do pleno. Isso resultou num protocolo na Prefeitura de Campinas, e que de acordo com a Lei de Acesso à Informação, a prefeitura tem 15 para responder e caso não o faça, perderá seu mandato por improbidade administrativa.

Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e Verde

Há tempos que Rogério Menezes disputa eleições para prefeito, governador e deputado federal. Em nenhuma das oportunidades, no entanto, obteve sucesso eleitoral. O secretario já passou pelas cidades de São Bernardo, Diadema, Marília, Adamantina e agora em Campinas. Rogério teve sua candidatura a prefeito impugnada pelo juiz, Augusto Bernardes, pois seu vice tinha dívidas com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

O secretário na semana passada foi motivo de um boletim de ocorrência movido pela secretária do Congeapa, Sandra Venâncio, que relatou a forma truculenta como o secretário vêm conduzindo os trabalhos do Conselho. O secretário mandou lavrar a ATA não redigida pela secretaria e publicou no Diário Oficial, sem a aprovação do pleno.

O secretario também está sendo citado no Ministério Público, pois recentemente sobrevoou a região da APA para tomar conhecimento do seu território. O secretario mora apenas a sete anos em Campinas e terá que explicar.

Loteamentos

Ano passado o conselho foi pressionado para aprovar e dar encaminhamento ao loteamento Reserva da Mata e o Saint´Anne. A proposta dos empreendedores era fazer do loteamento Jardim Botânico o acesso dos novos moradores, o que causou pânico na direção que imediamente entrou com um recurso junto ao Ministério Público para reverter um Decreto Lei do ex-prefeito, Pedro Serafim. Os mesmos empresários propuseram em reunião extraordinária no Congeapa, a construção de uma marginal a ser construída na entrada dos distritos, n altura do Office.

Segundo levantamento apontado pela secretaria do Congeapa, Sandra Venâncio, 15 novos condomínios devem ser construídos na região, causando um grande impacto na APA e na vida sócio-ambiental de seus moradores, além dos problemas causados pelo trânsito e segurança.

O Conselho

Os conselheiros são formados pelas entidades do governo que detém somente na Secretaria de Planejamento e Urbanismo, duas cadeiras; entidade cultural, rural, sociedade civil.

O Conselho hoje não tem condições técnicas para análise e deliberação dos projetos, pois a maioria de seus conselheiros não tem formação na área ambiental. O regimento interno determina que a prefeitura forneça estrutura jurídica e técnica, o que nunca aconteceu, como também diz o regulamento que o conselho tenha um Plano de Manejo, que até agora nunca foi implantado.

Perseguição política

A secretaria do Congeapa, Sandra Venâncio, e a vice-presidente, Rosângela Villa Do Miu, vêm apontando as irregularidades dentro do conselho e consequentemente sofrem perseguições políticas e jurídicas, tanto pelo secretario da Secretaria do Verde e Desenvolvimento Sustentável, Rogério Menezes e dos conselheiros que faziam parte da gestão do ex-secretário de Planejamento, Alair Godoy, inclusive com vários processos na justiça que questiona as causas ambientais.

Diante de tantas irregularidades e não cumprimento do regimento interno que a secretária Sandra Venâncio pediu uma auditoria na gestão passada para levantar as responsabilidades dos conselheiros que liberaram a construção do Saint´Helene, que na época foi motivo de várias reportagens que causaram o assoreamento da Fazenda Santana, cujo processo ainda corre na justiça, pois os empreendedores não cumpriram com o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).

Destituição

Na reunião do dia 26 de março, a secretaria mandou a pauta para a reunião ordinária para publicação no Diário Oficial, porém sua pauta foi alterada pela secretaria executiva. Mediante o fato, a secretaria pediu o cancelamento da reunião, devido a adulteração da pauta e a não publicação das atas anteriores de 2012, impossibilitando o conselho na aprovação da Ata de janeiro.

No entanto, o secretário, Rogério Menezes de forma arbitrária e autoritária convoca os conselheiros mesmo com o pedido de cancelamento e realiza a reunião ordinária, mudando totalmente a pauta e pede a destituição da secretária sob a alegação de não cumprimento do Regimento Interno referente ao Capítulo II – Parágrafo único que diz: A “Secretaria Geral” (No conselho temos a Secretaria Geral que é representada pela Secretaria do Verde, a Secretária Executiva e a secretária do Congeapa), informará às Entidades ou Órgãos do risco da perda de mandato dos conselheiros do CONGEAPA/Campinas, caso ocorram ausências de representante em 02 (duas) reuniões consecutivas ou em 04 (quatro) reuniões alternadas, no período de 12 (doze) meses consecutivos. O conselho também pediu a destituição da vice-presidente sob a alegação de omissão ao fato e por convidar um advogado voluntário para orientar nos trabalhos do processo eleitoral, já que a Prefeitura não disponibiliza profissional para acompanhamento das reuniões do conselho, obrigação que consta no regimento interno.

O interessante é que a secretaria do Congeapa apontou em documento protocolado na Prefeitura pedindo a anulação da reunião extraordinária que elegeu o novo presidente, baseada nesta argumentação. E com isso, o secretario se utiliza de um erro de gestão e administração da secretaria e usa como argumento para destituição da secretaria a fim de ocultar sua falha.

A secretaria vai pedir através da justiça a recondução ao cargo e entrar com pedido de improbidade administrativa do senhor secretário, Rogério Menezes.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Operação apreende mais de 236 quilos de cocaína dentro do colchão em Americana

Ação conjunta entre forças de segurança resultou na prisão...

Homem é preso por manter namorada e bebê em cárcere privado em Mogi Guaçu

Vítima relatou agressões diárias, privação de alimentos e uso...

Mulher é presa após ameaçar e agredir os próprios avós em Mogi Guaçu

Jovem de 21 anos teria feito ameaças de morte...

Vídeos mostram momentos de tensão durante operação com tiroteio em condomínio de luxo de Indaiatuba

Imagens do Portal Sampi Campinas registraram disparos, cerco policial...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade