16.6 C
Campinas
terça-feira, junho 16, 2026
spot_img

Aumenta os casos de dengue em Campinas

Data:

CCZ no combate a dengueCampinas registrou de janeiro à março deste ano três vezes mais casos de dengue se comparado ao mesmo período do ano passado. A Secretaria Municipal de Saúde apurou que 752 pessoas foram infectadas pela doença, no ano anterior foram 252 infectados no mesmo trimestre. Até a primeira semana de abril, a Secretaria investiga 1.746 casos suspeitos e descarta casos graves de risco eminente. Os exames são realizados pelo Instituto Adolph Lutz.

Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde a região mais problemática com o maior volume de doentes são a sul, onde foram verificados 304 casos em moradores dos bairros do Campo Belo, Parque Oziel e Vila Rica.

No Distrito de Barão Geraldo e São Marcos, na região norte da cidade, foram 142 doentes registrados. Na região nordeste, onde estão o  Jardim Ipaussurama e Itajaí, a Secretaria Municipal de Saúde encontrou 111 pessoas com a doença.

No Distrito de Sousas, área leste da cidade, foram 98 casos e no sudeste ,compreendida pelos DICs, Jardim Aeroporto e Itatinga, foram 97 casos confirmados. A Secretaria Municipal de Saúde afasta a ocorrência de uma epidemia na cidade como em 2007 quando foram diagnosticadas 11.442 casos da doença no ano todo e 4.304 confirmações somente naquele trimestre.

“Cerca de 80% dos criadouros estão nos domicílios”, conta a médica veterinária Tessa Roesler, coordenadora de controle da dengue da Secretaria de Saúde. De acordo com ela, os trabalhos de prevenção ocorrem o ano todo entretanto, neste momento, é necessário ampliar a conscientização e mobilizar a sociedade quanto aos cuidados para evitar o aumento da incidência e os riscos da doença.

Segundo ela há vários fatores que interferem na proliferação da doença, dentre eles a questão climática que é a de maior risco. Mesmo com o fim do verão, e a proximidade de temperaturas mais amenas do outono, o mosquito transmissor Aedes Aegypti pode permanecer no ambiente entre 30 a 35 dias mesmo com o fim do período das chuvas de verão. “O importante agora é a população cuidar do seu quintal e não deixar os criadouros”, disse.

Ela destaca que mesmo com o desligamento dos servidores do antigo Hospital Cândido Ferreira, a Secretaria vem realocando funcionários para não prejudicar os trabalhos. De acordo com ela, há verbas alocadas para o combate a doença. O setor tem 550 agentes comunitários de saúde e ainda conta com equipes de vigilância em saúde, apoios de funcionários de outros departamentos para a limpeza da cidade e realização de nebulização, além da contribuição dos soldados do Exército.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Operação apreende mais de 236 quilos de cocaína dentro do colchão em Americana

Ação conjunta entre forças de segurança resultou na prisão...

Homem é preso por manter namorada e bebê em cárcere privado em Mogi Guaçu

Vítima relatou agressões diárias, privação de alimentos e uso...

Mulher é presa após ameaçar e agredir os próprios avós em Mogi Guaçu

Jovem de 21 anos teria feito ameaças de morte...

Vídeos mostram momentos de tensão durante operação com tiroteio em condomínio de luxo de Indaiatuba

Imagens do Portal Sampi Campinas registraram disparos, cerco policial...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade