27.9 C
Campinas
sábado, setembro 21, 2024

Educação orienta alunos estrangeiros sobre matrícula na rede estadual de SP

Data:

05192014_alunos_estrangeiros_820

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo está com as matrículas abertas para alunos que queiram ingressar no Ensino Fundamental na rede estadual de ensino em 2015. A matrícula também pode ser feita por alunos estrangeiros que ainda não frequentam nenhuma das escolas paulistas. Até 15 de agosto, pais e responsáveis podem fazer o cadastro em qualquer escola pública de sua cidade.

O processo de matrícula é necessário para estudantes que não frequentaram a pré-escola municipal em 2014 e também de outros estados ou países. Para quem já está na rede a matrícula é automática. Para fazer a inscrição antecipada, basta ir a uma unidade de ensino, municipal ou estadual, e fornecer nome completo do estudante, data de nascimento, endereço residencial e telefone para contato. É recomendável levar a certidão de nascimento e comprovante de residência.

As mesmas orientações servem para os estrangeiros, a diferença é a inclusão do passaporte como um documento de identificação válido para o registro. Os alunos maiores de 18 anos que ainda não terminaram a Educação Básica também podem apresentar o Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) para o cadastramento.

No caso dos alunos de outras nacionalidades, a Secretaria oferece também a possibilidade da aplicação de uma avaliação de competências, que indica o ano/série que o aluno pode ser matriculado. Para isso, é preciso apresentar no ato da matrícula o histórico escolar ou similar do país de origem para que seja feita uma análise e a inserção do estudante no nível adequado de ensino. O processo não é obrigatório, mas facilita a recolocação do estudante na rede.

“Atualmente a Secretaria da Educação atende a 7,5 mil crianças estudantes de 94 diferentes nacionalidades matriculados nas escolas estaduais de São Paulo. Para acompanhar o atendimento educacional destes estudantes, a Secretaria criou o Núcleo de Inclusão Educacional, criado para definir diretrizes para a recepção e adaptação destes estudantes. A experiência mostra que estes alunos aprendem o português fluente nas nossas escolas”, afirma o secretário da Educação, Herman Voorwald.

De onde vêm os estrangeiros
A Secretaria da Educação reúne atualmente 7,5 mil alunos estrangeiros matriculados nas unidades de ensino do Estado de São Paulo. A maioria deles é da Bolívia, com 4,3 mil registros. O segundo país estrangeiro com mais alunos matriculados nas instituições paulistas é o Japão, com 1,1 mil estudantes. Os registros mostram ainda que Paraguai, Peru, Portugal, Argentina, Estados Unidos da América, Colômbia, Angola e China entre as 10 nações líderes em matrículas no Estado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Seis em cada 10 escolas têm regras para uso do celular pelos alunos

Seis em cada dez escolas de ensino fundamental e...

Ceprocamp abre matrículas para cursos de qualificação profissional no dia 15

As matrículas dos cursos de qualificação disponíveis no Centro...

Novo Ensino Médio mudará rotina da comunidade escolar

A aprovação da reforma do ensino médio pela Comissão...

Ceprocamp está com inscrições abertas para o curso Técnico em Química

O Centro de Educação Profissional de Campinas (Ceprocamp) está...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363