A taxa de sobrevivência das empresas em Campinas e região merece atenção. Um estudo, feito pelo Departamento de Economia da Associação Comercial e Industrial de Campinas – ACIC, aponta que entre 2009 e 2013, 39% das empresas instaladas na metrópole não completam seu 5º ano de vida. Na Região Metropolitana os dados apontam para uma mortalidade de 40,6%. Os empreendimentos que não completam um ano de atividade apresentaram um índice semelhante, em Campinas e na RMC, de 22%.
Os motivos são vários, mas os maiores vilões para o fechamento de um negócio são os problemas financeiros, ou a falta de capital, com um índice de 40%, seguido pela falta de planejamento e administração (35%). A ausência de resultados (15%) e um mercado com concorrência muito forte (10%) também integram as justificativas dos empresários.
Na opinião de Carlos Serra, da consultoria de gestão financeira Serra & Diniz, é comum encontrar bons empreendedores do ponto de vista técnico, mas sem visão de administração. “Muitos empresários abriram os seus negócios por serem especialistas em sua área de atuação e acreditarem que basta apenas conhecer muito bem o seu produto e o mercado”, afirma. Mas segundo o consultor, isso não basta.
Com a proposta de auxiliar o empreendedor a escapar da estatística de mortalidade de empresas, a ACIC e a CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas), realizam a 2ª edição da Semana de Negócios e Empreendedorismo.
O evento ocorre entre 10 e 14 de novembro e contará com palestras de finança comportamental, gestão financeira, gestão de tempo e fluxo de caixa. Além disso, durante todos os dias, haverá consultorias individuais com o Sebrae-SP, com a Serra & Diniz, sobre gestão financeira, além da Vilage, sobre marcas e patentes.
A semana pretende contemplar também quem não tem um negócio próprio, mas pretende empreender. “Quem tem projeto de abrir uma empresa precisa estar atento às ferramentas de gestão e competências específicas para se tornar um empreendedor, por isso o evento é destinado também a quem quer se tornar um pequeno ou micro empresário”, explica a presidente da ACIC e da CDL, Adriana Flosi.
Semana Global
O evento faz parte da Semana Global de Empreendedorismo Brasil, uma iniciativa da Endeavor para fortalecer e disseminar a cultura empreendedora, conectando e capacitando pessoas a empreender. A Semana Global foi lançada em 2007 pelo ex-primeiro ministro britânico Gordon Brown e pelo então presidente da Kauffman Foundation, Carl Schramm.
Atualmente ocorre em mais de 140 países, tendo em 2013 atingido a marca de mais de 9 mil parceiros, 25 mil atividades e 6 milhões de participantes. Só o Brasil foi responsável, no ano passado, por mais de 4 mil atividades, quase 2 milhões de participantes e 600 parceiros, entre eles a ACIC.
Programação
Ao todo serão 80 horas de empreendedorismo, divididas entre 31 palestras, 10 painéis de debates, 10 rodadas de networking, além de consultorias individuais. Durante as manhãs e tardes, a programação está dividida nas áreas de vendas, autodesenvolvimento, gestão de pessoas, diferenciais competitivos e empreendedorismo.
As rodadas de networking ocorrem nos dois períodos, já as consultorias individuais são durante as manhãs. Os interessados podem participar de toda a semana ou optar apenas por dias ou períodos específicos. Toda a programação está em www.semanane.com e as inscrições estão abertas.
SERVIÇO:
O que: 2ª Semana de Negócios e Empreendedorismo
Quando: 10 a 14 de novembro
Onde: ACIC – Rua José Paulino, 1.111, Centro, Campinas
Contato: www.semanane.com




