24.4 C
Campinas
domingo, abril 19, 2026
spot_img

Comércio e lojistas discutem ‘saúde’ das empresas

Data:

comercio doisA taxa de sobrevivência das empresas em Campinas e região merece atenção. Um estudo, feito pelo Departamento de Economia da Associação Comercial e Industrial de Campinas – ACIC, aponta que entre 2009 e 2013, 39% das empresas instaladas na metrópole não completam seu 5º ano de vida. Na Região Metropolitana os dados apontam para uma mortalidade de 40,6%. Os empreendimentos que não completam um ano de atividade apresentaram um índice semelhante, em Campinas e na RMC, de 22%.

Os motivos são vários, mas os maiores vilões para o fechamento de um negócio são os problemas financeiros, ou a falta de capital, com um índice de 40%, seguido pela falta de planejamento e administração (35%). A ausência de resultados (15%) e um mercado com concorrência muito forte (10%) também integram as justificativas dos empresários.

Na opinião de Carlos Serra, da consultoria de gestão financeira Serra & Diniz, é comum encontrar bons empreendedores do ponto de vista técnico, mas sem visão de administração. “Muitos empresários abriram os seus negócios por serem especialistas em sua área de atuação e acreditarem que basta apenas conhecer muito bem o seu produto e o mercado”, afirma. Mas segundo o consultor, isso não basta.

Com a proposta de auxiliar o empreendedor a escapar da estatística de mortalidade de empresas, a ACIC e a CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas), realizam a 2ª edição da Semana de Negócios e Empreendedorismo.

O evento ocorre entre 10 e 14 de novembro e contará com palestras de finança comportamental, gestão financeira, gestão de tempo e fluxo de caixa. Além disso, durante todos os dias, haverá consultorias individuais com o Sebrae-SP, com a Serra & Diniz, sobre gestão financeira, além da Vilage, sobre marcas e patentes.

A semana pretende contemplar também quem não tem um negócio próprio, mas pretende empreender. “Quem tem projeto de abrir uma empresa precisa estar atento às ferramentas de gestão e competências específicas para se tornar um empreendedor, por isso o evento é destinado também a quem quer se tornar um pequeno ou micro empresário”, explica a presidente da ACIC e da CDL, Adriana Flosi.

Semana Global
O evento faz parte da Semana Global de Empreendedorismo Brasil, uma iniciativa da Endeavor para fortalecer e disseminar a cultura empreendedora, conectando e capacitando pessoas a empreender. A Semana Global foi lançada em 2007 pelo ex-primeiro ministro britânico Gordon Brown e pelo então presidente da Kauffman Foundation, Carl Schramm.
Atualmente ocorre em mais de 140 países, tendo em 2013 atingido a marca de mais de 9 mil parceiros, 25 mil atividades e 6 milhões de participantes. Só o Brasil foi responsável, no ano passado, por mais de 4 mil atividades, quase 2 milhões de participantes e 600 parceiros, entre eles a ACIC.

Programação
Ao todo serão 80 horas de empreendedorismo, divididas entre 31 palestras, 10 painéis de debates, 10 rodadas de networking, além de consultorias individuais. Durante as manhãs e tardes, a programação está dividida nas áreas de vendas, autodesenvolvimento, gestão de pessoas, diferenciais competitivos e empreendedorismo.
As rodadas de networking ocorrem nos dois períodos, já as consultorias individuais são durante as manhãs. Os interessados podem participar de toda a semana ou optar apenas por dias ou períodos específicos. Toda a programação está em www.semanane.com e as inscrições estão abertas.

SERVIÇO:
O que: 2ª Semana de Negócios e Empreendedorismo
Quando: 10 a 14 de novembro
Onde: ACIC – Rua José Paulino, 1.111, Centro, Campinas
Contato: www.semanane.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Dólar recua ao menor nível em dois anos sob efeito de incertezas nos EUA

Movimentos da política externa de Donald Trump impulsionam fluxo...

Governo estuda liberar FGTS para quitar dívidas em novo pacote de crédito

Medida em análise pela equipe econômica pode beneficiar famílias...

Queda da Selic não alivia dívida e Brasil seguirá pagando mais de R$ 1 trilhão em juros ao ano

Mesmo com cortes nos juros, custo da dívida pública...

Governo eleva impostos sobre fintechs e bets para fechar contas de 2026

Cortes de benefícios tributários elevarão receitas em R$ 16,5...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade