Nasceu em Sousas, na Fazenda São José, onde é atualmente o Sanatório Cândido ferreira, no dia 11 de maio de 1921. Seus pais Ângelo Bertassolli e Maria Delatorre Bertassoli.
Ingressou na política por insistência de amigos e foi suplente de vereador por duas vezes eleito vereador em 1963. Do seu p´lano de ação, constava trazer para Sousas um ginásio estadual. Após eleito, tratou de cumprir o prometido junto com a comissão composta por: Arsênio de Matos, Carlos Pelegrini, Berros Andery e Irineu Arnez, apoiados pelo deputado estadual da época, Jamil Gadia, enfrentaram muitas dificuldades, mas conseguiram instalar o ginásio em 1966.
Sempre em conjunto com o prefeito daquele ano, Arsênio de Matos, iniciaram a reforma do prédio da subprefeitura, conseguiram nova demarcação para o perímetro urbano, iluminação para o bairro Nova Sousas e outros lugares, substituíram totalmente a rede de água e extensão de novas redes, construíram 1300 metros de rede de esgoto, 1000 metros de galerias, evitando enxurradas nas ruas, pavimentarão as ruas Oscar Rossin, Riachuelo, Maria Franco Salgado, Expedicionários e 15 de Novembro, ampliaram a Praça Santana, reformaram o grupo escolar Tomas Alves e o prédio onde esta localizado o Ginásio Estadual, aumentaram salas de aulas e o posto médico foi transferido para a Praça São Sebastião.
Conseguiram ainda, a instalação dos postos médicos para Joaquim Egídio, Barão Geraldo e Aparecidinha.
Em 1968 construíram o velório junto à capela do cemitério local e conseguiram que o Banco Nacional de Habitação construísse 200 casas populares em terrenos desapropriados para tal fim, perto do cemitério, onde recebeu o nome de Vila Santana.
A instalação do parque infantil e a biblioteca deve-se também a ele.
Exerceu o cargo de subprefeito em 1963.
Armando José Bertassolli
Data: