Conselho Regional de Farmácia promove ciclo de palestras para estudantes de São João da Boa Vista sobre os perigos do mau uso de medicamentos e o direito da população em exigir a presença do farmacêutico na farmácia
Desde a segunda semana de abril, farmacêuticos e estudantes de Farmácia credenciados pelo Conselho Regional de Farmácia de São Paulo (CRF-SP) estão alertando os estudantes sobre os riscos da automedicação, o uso correto e o principais cuidados com os medicamentos. A expectativa é que centenas de alunos de escolas públicas do Estado de São Paulo participem da VI Semana de Assistência Farmacêutica Estudantil (SAFE).
Realizada desde 2001, a iniciativa tem contribuído para a orientação adequada de milhares de estudantes que geralmente têm acesso restrito a essas orientações. Além de atuar na formação do aluno, a Semana contribui para a disseminação das informações para a família, amigos e vizinhos. Durante os encontros, os profissionais esclarecem as dúvidas e fortalecem a idéia de que o tratamento assistido pelo profissional farmacêutico oferece segurança.
Para este ano, a Semana ganhou um reforço especial. Cartazes, folderes e um vídeo orientativo foram preparados exclusivamente para tornar as informações acessíveis aos alunos do ensino médio. Dicas de armazenamento e sobre a utilização dos comprimidos, sprays, xaropes e homeopáticos também farão parte da apresentação .
De acordo com dra. Raquel Rizzi Grecchi uma das finalidades da SAFE é mostrar aos estudantes e à população que a Assistência Farmacêutica é um direito fundamental. \”A conscientização começa desde cedo. Além de despertar a sociedade para a atuação do farmacêutico, estamos construindo uma imagem positiva desse profissional, mostrando o quanto ele pode contribuir para a saúde pública\”.
Mais do que informar sobre o uso correto de medicamentos, o farmacêutico é um agente de saúde e tem o importante papel de formar o cidadão sobre todas as questões que envolvem os tratamentos medicamentosos.