
O
Governador João Doria anunciou, nesta segunda-feira (5), a retomada das obras
na Linha 6-Laranja de Metrô. Com investimento total de R$ 15 bilhões e geração
de 9 mil empregos, os serviços serão iniciados já nesta terça-feira (6). Quando
for concluída, a Linha 6-Laranja vai atender diariamente a mais de 630 mil
passageiros, que terão mais agilidade e conforto no deslocamento entre a zona
norte e o centro da capital.
“São
Paulo dá início ao maior projeto de infraestrutura da América Latina. As obras
da Linha 6 recomeçam com investimento de R$ 15 bilhões. A estimativa é de que a
linha possa transportar cerca de 630 mil pessoas por dia, reduzindo o tempo de
viagem e dando mais qualidade de vida para a população de São Paulo,
principalmente de regiões mais carentes. Lembrando que estamos na pandemia e SP
dá uma demonstração de apoio às obras e iniciativas de infraestrutura”,
destacou o Governador João Doria.
Com
15,3 km de extensão, a Linha 6 vai ligar Brasilândia a São Joaquim. O projeto
inclui 15 novas estações e contará com integração para outras quatro linhas, do
Metrô e da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). O trajeto, que
atualmente possui tempo médio de 1h30 e só pode ser feito por meio de ônibus no
transporte público, passará a ser percorrido em apenas 23 minutos quando todo o
trecho estiver em operação.
A
construção e a operação da Linha 6-Laranja serão feitas pelo grupo espanhol
Acciona, que adquiriu o direito do consórcio Move São Paulo. A previsão é que a
obra seja totalmente concluída em 5 anos. A concessão inclui ainda a aquisição
de toda a frota, que deverá ter 22 trens, e prevê 19 anos para manutenção e
operação. A linha vai gerar cerca de mil empregos no período de operação.
“A
retomada da Linha 6-Laranja é uma grande conquista do Governo do Estado de São
Paulo. Além de gerar 9 mil empregos, ajudando milhares de famílias, também vai
beneficiar e facilitar o transporte para quem circula pela capital
paulista”, disse o secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre
Baldy.
Traçado
O
projeto completo da Linha 6-Laranja inclui as seguintes estações: Brasilândia,
Vila Cardoso, Itaberaba, João Paulo I, Freguesia do Ó, Santa Marina, Água
Branca, Pompeia, Perdizes, Cardoso de Almeida, Angélica, Pacaembu,
Higienópolis-Mackenzie, 14 Bis, Bela Vista e São Joaquim. O trecho ainda
facilitará a integração com a linha 1-Azul do Metrô, 4-Amarela da concessionária
ViaQuatro e 7-Rubi e 8-Diamante, ambas da CPTM.
Histórico
A
construção da Linha 6-Laranja teve início em janeiro de 2015 e, em 2 de
setembro de 2016, por decisão unilateral, a Move São Paulo informou a
paralisação integral das obras civis. O Governo de São Paulo declarou a
caducidade da PPP e, até que as negociações fossem concluídas, a Move São Paulo
permaneceu responsável pela conservação e preservação da segurança dos
canteiros de obras e dos imóveis vinculados à concessão. Em 2020, o grupo Acciona
assumiu a construção, operação e manutenção da Linha 6-Laranja.