19.9 C
Campinas
sexta-feira, novembro 22, 2024

British Council traz ao Brasil espetáculo interativo para despertar o interesse de jovens e crianças

Data:

Os estudantes brasileiros terão oportunidade de conhecer as tradicionais Christmas Lectures, do Royal Institution, de Londres, que apresentam assuntos científicos a jovens e crianças de escolas públicas e particulares de maneira informativa e divertida. O evento, que acontece anualmente desde 1825 na capital britânica, será promovido pelo British Council em São Paulo, com o patrocínio da Cultura Inglesa, e no Rio de Janeiro.
O tema apresentado será “Viagem no Espaço e no Tempo”, desenvolvido pela Dra Monica Grady, especialista em asteróides e meteoritos da Open University de Londres. A palestra, fechada para alunos de escolas pré-selecionadas, acontecerá nos dias 20 e 21 de setembro no SESC Pinheiros, em São Paulo, e nos dias 26 e 27 de setembro na Fundação Planetário, no Rio de Janeiro.
O objetivo da aula é envolver os jovens em questões como: “O início do Universo”, “Quando terminaria?” e “Como nós e nosso pequeno planeta nos encaixamos no esquema do Universo?”. Por meio de situações cotidianas, Dra Grady proporciona uma verdadeira viagem no tempo, levando o espectador desde o início do Universo até os dias de hoje.
Ao todo, mais de cinco mil crianças e jovens pré-selecionados assistirão ao vivo às palestras. Seus professores participarão de workshops durante o mês de agosto para que possam obter informações e relacionar os assuntos da palestra aos que são tratados em sala de aula, aumentando assim o aproveitamento dos alunos durante o espetáculo.
“Mais do que apresentar um belo evento ao público brasileiro, o objetivo maior é a democratização da ciência. O Reino Unido divide com outros países, incluindo o Brasil, o desafio de reverter a queda do número de jovens que escolhem como especialização de estudo o tema Ciência, até mesmo como opção de profissão. As Christmas Lectures são uma ótima oportunidade de despertá-los para este assunto” diz Mike Winter, Diretor do British Council São Paulo.
Sobre as Christmas Lectures
Em 1825 o famoso físico inglês Michael Faraday instituiu o programa “Children\’s Christmas Lectures” no Royal Institution de Londres, da qual era diretor. Ele mesmo realizou esse programa 19 vezes. O objetivo era contagiar as crianças de 5 a 10 anos com o fascínio da descoberta científica. Para isso, demonstrações de física usadas nos cursos eram apresentadas ao público em animados espetáculos, não apenas para informar, mas também para despertar a imaginação e o senso de humor, chamando a atenção para o lado lúdico da ciência.

As Lectures foram reeditadas anualmente e não aconteceram somente durante a 2ª Guerra Mundial. Temas instigantes de diferentes áreas já foram abordados e as questões astronômicas sempre estiveram presentes com grande freqüência. Televisionadas há várias décadas pela BBC, mais recentemente as Lectures passaram a ser exibidas pelos canais 4 e 5 ampliando assim consideravelmente o seu público. Hoje as Lectures são reconhecidas como um fórum educacional para a apresentação aos jovens de questões complexas da ciência de maneira informativa e divertida. Nomes como o da Baronesa Susan Greenfield, David Attenborough e o ganhador do prêmio Nobel de medicina em 2002, Sir John Sulston, já fizeram parte do elenco de conferencistas.

Sobre a Dra Monica Grady
Dra Monica Grady é professora do Planetary and Space Science, na Open University no Reino Unido. Suas pesquisas estão nos campos do carbono e nitrogênio em meteoritos, especialmente os do planeta Marte, e também em astrobiologia e na possibilidade de vida em outro lugar no cosmo. Como homenagem à cientista, um Asteróide (o de nº 4731), descoberto recentemente, foi batizado como Monicagrady.
Em um encontro de especialistas, realizado em Londres no ano passado, Dra Grady afirmou que em 2036 um asteróide chamado Apophis poderá colidir com a Terra, causando destruição no planeta, principalmente na região australiana. A cientista disse ainda: “Isso não é uma questão de se haverá a colisão de um objeto com a Terra, mas sim de quando acontecerá essa colisão. Muitos dos pequenos objetos que atingem a atmosfera terrestre acabam se partindo e não há impacto. No entanto, um objeto com mais de um quilômetro de largura colide com a Terra uma vez a cada centena de milhares de anos. Já um objeto com mais de seis quilômetros de largura, que causaria uma extinção em massa, colidirá com a Terra a cada 100 milhões de anos. E já estamos atrasados para um grande impacto.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Clássico “A Cigarra e a Formiga” está de volta ao Teatro Carlito Maia

O clássico infantil "A Cigarra e a Formiga" volta...

Espaço Cultural Maria Monteiro recebe musical infantil Dom Rabito

O Espaço Cultural Maria Monteiro, que fica na Vila...

Sia Santa fará oito apresentações de musical infantil em quatro locais da cidade

A Companhia de Teatro Sia Santa fará oito apresentações...

Prefeitura de Campinas recebe recursos de 7 bilhões da Lei Aldir Blanc

A Prefeitura de Campinas recebeu do governo federal os recursos...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363