28.9 C
Campinas
quinta-feira, setembro 19, 2024

DEPRESSÃO E ESPIRITUALIDADE

Data:

Um número cada vez maior de pessoas tem buscado os consultórios médicos e psiquiátricos a procura de receitas para a utilização de antidepressivos, comportamento cada vez mais freqüentemente realizado por uma expressiva parcela da população. Embora ninguém esteja imune à vivência de momentos mais depressivos e melancólicos, a Depressão em seu caráter psicopatológico, é um quadro que se manifesta através de episódios recorrentes que podem durar de alguns meses a alguns anos, com períodos de ‘aparente normalidade’ entre eles. Segundo a Organização Mundial de Saúde, em cerca de 20% dos indivíduos a depressão se torna crônica, especialmente quando não há tratamento adequado, havendo uma maior incidência de casos em mulheres do que em homens. O reconhecimento surpreendente de que esse quadro afeta não somente os adultos, mas também adolescentes e adultos jovens, nos leva forçosamente a pensar e refletir sobre as possíveis causas para o ‘mal de nosso século’, que se tornou uma das mais freqüentes enfermidades da Psiquiatria.

Mas o que está por detrás do surgimento de um quadro que se torna cada vez mais alarmante do ponto de vista do bem-estar do indivíduo? A Depressão pode ser entendida enquanto um sintoma em si mesmo ou enquanto um quadro de características bastante específicas. As explicações para suas origens têm impulsionado médicos e psicólogos a buscarem o entendimento de um quadro que muitas vezes desafia nossa capacidade de compreensão. As teorias explicativas existentes falam de dois tipos de Depressão: a Depressão Endógena, cujas causas são ‘desconhecidas’, provavelmente de ordem constitucional, biológica ou hereditária; e a Depressão Exógena, cujas causas são ‘conhecidas’, de natureza ambiental e familiar. Outros pesquisadores afirmam que as origens da Depressão se encontram na conjugação de todos esses fatores, isto é, na presença de uma predisposição orgânica, possivelmente de caráter hereditário, aliada a situações ambientais e dinâmicas familiares específicas. Independentemente das possíveis causas apontadas, os cuidados médico-psicológicos necessários se tornam absolutamente fundamentais, se levarmos em consideração que cerca de 15% a 20% dos pacientes depressivos tentam o suicídio, conseguindo muitos deles, tragicamente, o objetivo de porem um fim às suas vidas.

Os aspectos orgânicos e psicológicos da Depressão têm sido incansavelmente estudados e pesquisados por parte da comunidade científica médico-psicológica, todavia, segundo os espiritualistas, para que possamos ter um entendimento mais profundo e completo das origens da Depressão, é imprescindível que as causas de ordem espiritual sejam levadas em consideração. Profissionais que trabalham com Terapia de Vidas Passadas, ou TVP, afirmam que a compreensão dos mecanismos causadores da Depressão envolve não somente as predisposições hereditárias e as causas psíquico-ambientais, mas também conceitos como Karma e Re-Encarnação. O conceito de Reencarnação afirma que os indivíduos vivem múltiplas existências, tantas quantas forem necessárias, para que possam se desenvolver e evoluir plenamente. Já o conceito de Karma significa ‘ação e reação’, ou a ‘Lei de Causa e Efeito’, onde o indivíduo colhe no presente os resultados positivos ou negativos das ações praticadas em vidas passadas.
A multiplicidade de existências e a ‘colheita’ dos resultados das ações praticadas, são conceitos que se apresentam enquanto a base para o trabalho terapêutico realizado com a Terapia de Vidas Passadas, onde o paciente é levado a re-memorar, através de técnicas de regressão, os fatos ocorridos em existências anteriores que continuam a influenciar emocionalmente a vida atual do indivíduo. Em alguns casos, a Depressão experienciada pelo paciente, estaria associada a traumas ou experiências de alto impacto emocional vivenciados em vidas passadas, que em conjunto com uma série de ‘fatores do presente’, possibilitariam as condições para o surgimento dos quadros depressivos. Profissionais renomados como o Dr Brian Weiss, médico formado na Columbia University, revelam que obtiveram diversos resultados positivos na cura da depressão e de outras enfermidades psíquicas, auxiliando seus pacientes a superar as dificuldades do presente, através do acesso às memórias de vidas passadas. Nesse sentido, o que torna a abordagem terapêutica da Depressão segundo o enfoque da Terapia de Vidas Passadas tão única, diz respeito à percepção da realidade humana como intrinsecamente vinculada às questões mais abrangentes de ordem espiritual.

Monica Guberman Raza
Terapeuta Holística

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Vírus zika pode voltar a se replicar após recuperação, aponta estudo

Um grupo de pesquisadores da Universidade Federal do Rio...

Febre Oropouche tem dez casos confirmados no Rio

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio recebeu nessa...

CS São Domingos inaugura unidade do projeto Farmácias Vivas

VivasProjeto promove o cultivo de ervas medicinais no tratamento...

Ministério da Saúde prepara pesquisa para avaliar sequelas da covid-19

O Ministério da Saúde iniciou nesta segunda-feira (11) a...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363