Numa clínica de reprodução humana é cada vez mais comum encontrar jovens casais apresentando problemas de fertilidade. Os motivos são os mais variados, mas deve-se ficar atentos às cirurgias sofridas pelas mulheres, especialmente na região abdominal; e para os homens é importante fazer o exame de deleção do cromossomo Y, que é um problema hereditário e não permite produção de espermatozóides suficientes.
“Tem muita jovem fazendo lipoaspiração ou cirurgias por laparoscopia sem dar atenção aos cuidados para manter a fertilidade. O ginecologista deve sempre ser avisado dessas intervenções para orientar e acompanhar a paciente. No caso dos homens, é importantíssimo conversar com o urologista. Ninguém lembra que um dia vai querer ter filhos e depois pode precisar de um tratamento mais severo ou mesmo uma fertilização in vitro”, adverte Dra. Denise Coimbra, especialista em reprodução humana.
Os principais cuidados para jovens mulheres assegurar a saúde reprodutiva são:
1. Evitar doenças sexualmente transmissíveis que podem levar à obstrução tubárea (clamydia, gonorréia);
2. Em casos de dismenorréia (cólicas menstruais) intensa, fazer investigação ou prevenção à endometriose (com suspensão do ciclo menstrual);
3. Cirurgias pélvicas feitas por via laparoscópica sempre que possível, para evitar aderências e também por profissionais que trabalhem com reprodução humana;
4. Ter boa orientação inicial sobre métodos anticoncepcionais;
5. Orientar-se com profissional especializado sobre o planejamento da vida reprodutiva (Quanto tempo pode esperar? Quando se preocupar? Menopausa precoce? Histórico familiar de infertilidade).
DIFICULDADES PARA ENGRAVIDAR
Data: