O Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) assinam, nesta sexta-feira (22), termo de cooperação para realizar ações que assegurem a qualidade dos serviços públicos de saúde mental. O objetivo é formular e executar programas de formação profissional, nos moldes de cursos de atualização e de residência médica para psiquiatras, psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais e terapeutas ocupacionais.
O programa pretende, ainda, desenvolver pesquisas e construir um banco de dados na área de saúde mental, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Na ocasião, serão celebrados, também, os 40 anos do Instituto Municipal Philippe Pinel, responsável pela formação de psiquiatras, psicólogos e residentes médicos. Na data, é comemorada a fundação da Associação Brasileira de Psiquiatria, criada nas dependências do Instituto Philippe Pinel, durantes reuniões nos anos 1960.
A cooperação entre o ministério, a secretaria e a universidade é o primeiro dos acordos a serem assinados pela pasta da Saúde após a instituição da Estratégia Nacional de Avaliação, Monitoramento, Supervisão e Apoio Técnico aos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), criada pela Portaria GM nº 678.
Cooperação vai melhorar serviços públicos de saúde mental
Data:




