A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – Regional São Paulo (SBCP-SP) alerta ainda que a lipoaspiração no rosto é pouco recomendada por trazer risco de ondulações permanentes na pele. Já para retirar a gordura do submento e região cervical , a famosa “papada” ou “queixo duplo”, a lipoaspiração é o procedimento mais adequado
No hall das cirurgias plásticas em voga, figura a polêmica lipoaspiração facial que promete afinar os rostos mais gordinhos e diminuir as bochechas em um passe de mágica. A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – Regional São Paulo (SBCP-SP) – alerta que este procedimento é indicado somente quando o paciente continua com muita gordura localizada no rosto mesmo após emagrecer. “Se a pessoa tiver excesso de gordura no rosto e não conseguir eliminá-lo com uma dieta balanceada e exercícios físicos, a lipoaspiração facial pode ser uma última alternativa. No entanto, o procedimento requer cautela. Existe o risco de surgirem ondulações permanentes na pele por conta da aspiração da gordura de modo heterogêneo pelas cânulas (pequenos canos). Isto porque a pele do rosto é mais fina e sensível”, orienta Antonio Graziosi, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – regional São Paulo (SBCP-SP).
Já para os casos em que a gordura localizada fica acumulada no submento (abaixo do queixo) e região cervical (pescoço), a famosa “papada” ou “queixo duplo”, a lipoaspiração é o procedimento mais adequado. “Além lipospiração, a outra alternativa para retirar a papada é uma cirurgia plástica de face. Neste procedimento, bastante agressivo, são feitos cortes na região, descola-se a pele e a gordura é raspada”, explica o presidente da SBCP-SP.
Na maioria das vezes, o queixo duplo aparece devido à perda de elasticidade da pele e do músculo, que criam espaço para que a gordura se acumule abaixo do queixo. Porém, em pacientes com menos de 30 anos, a papada pode aparecer sem a flacidez dos tecidos em decorrência de uma tendência genética. Se houver excesso de pele, a lipoaspiração deve ser associada a um lifting cervical. Confira agora os detalhes da lipoaspiração de submento e região cervical:
Lipoaspiração de submento e região cervical
O que é? Cirurgia plástica utilizada para reduzir gordura localizada do submento (abaixo do queixo) e região cervical (pescoço), a famosa “papada” ou “queixo duplo”.
Técnica A cirurgia é realizada com anestesia local mais sedação e pode ser realizada tanto em hospitais quanto em clínicas bem equipadas. Cânulas finas (2 mm a 4 mm) são introduzidas no tecido gorduroso por meio de pequenos cortes (de 2 a 3 mm) aspirando a gordura em excesso. Para introdução das cânulas, são feitos dois pequenos cortes atrás das orelhas e outros dois embaixo do queixo. Não há descolamento de pele, o que reduz o tempo de cicatrização. A gordura aspirada não torna a se formar. As cicatrizes ficam praticamente imperceptíveis. Se houver excesso de pele, a lipoaspiração deve ser associada a um lifting cervical. Neste caso, usa-se anestesia geral.
Indicações – Pacientes jovens (menos de 60 anos, com algumas exceções), que possuem excesso de gordura na região, mesmo após emagrecer.
Contra-indicações – Pacientes com muito excesso de pele na região ou que apresentem problemas clínicos.
Pós-operatório Todo pós-operatório gera traumas que podem sangrar e edemas (inchaços), mas no caso deste procedimento estes efeitos são mínimos:- Há pouquíssima dor no local;- Quase não há edemas;- Quase não há hematomas;- Em 2 dias, já é possível voltar ao trabalho;- Em 5 dias, tiram-se os pontos;- O paciente será encaminhado para fisioterapeuta para realizar drenagem linfática e acelerar a recuperação;- Por 15 dias, o paciente usará uma cinta compressora por 15 dias, que evita a flacidez e é fundamental para um bom resultado cirúrgico;- Deve-se evitar a exposição ao sol por, no mínimo, 30 dias.




