Gastronomia regional é destaque na
etapa catarinense da 1º Copa Brasileira de Pizzarias
Pizza Bis, de Balneário Camboriú (SC), e Parma Pizza, de Florianópolis (SC), se classificam para a final da competição que acontecerá na Fispal Food Service, em São Paulo, no próximo mês de junho.
A sexta etapa eliminatória da 1ª Copa Brasileira de Pizzarias, promovida nesta segunda-feira, dia 16 de abril, em Florianópolis, definiu mais duas finalistas para a competição que acontecerá entre os dias 25 e 28 de junho, na Fispal Food Service, em São Paulo. As escolhidas foram a Pizza Bis, de Balneário Camboriú, e a Parma Pizza, de Florianópolis. Esta eliminatória reuniu 19 pizzarias no Lagoa Iate Clube, na capital catarinense. A próxima etapa, no interior paulista, já tem data e local definidos: será no dia 23 de abril, próxima semana, nas instalações da fábrica do Grupo Ocrim, em Nova Odessa, São Paulo.
A Copa Brasileira de Pizzarias é uma iniciativa da Fispal – principal promotora de feiras do setor de alimentos e bebidas no País -, coordenada pelo mestre pizzaiolo e consultor Ronaldo Ayres, e tem como patrocinadores o Grupo Ocrim (fabricante da farinha Mirella Pizza) e a cerveja Nova Schin, além do apoio nacional da Fideli Parma (fabricante de embalagens para pizzas) e da Hot Box (fabricante de fornos portáteis para delivery de pizzarias). A etapa de Santa Catarina contou com o apoio local da distribuidora Itacomp.
Para participar da competição, o pizzaiolo e proprietário da Pizza Bis, Roberto Kist, primeiro colocado nesta eliminatória, preparou uma versão mais elaborada da \”Verão Light\”, novidade na última temporada de veraneio no cardápio da pizzaria, localizada no Balneário Camboriú. No lugar do chester light, usou o salmão, substituindo também a rúcula por tomate cereja. Antes de ser adicionado à pizza, o salmão foi temperado, embalado em papel alumínio e pré-assado no forno. Kist adicionou champignon, amêndoas, azeite extra virgem com essência de limão, cebolinha e sal, finalizando com camarão rosa. Após sair do forno, acrescentou os tomates cereja.
\”Planejamos a participação na competição. Fizemos vários testes de sabor, paladar e crocância da massa até chegarmos ao resultado final\”, conta ele, que teve a colaboração do também pizzaiolo da casa, Sandro Araújo Moreira. Kirt começou na profissão em 1996, em Florianópolis. Em 2004, se mudou para Camboriú com o objetivo de abrir a Pizza Bis, um negócio familiar, que tem como diferencial local o cardápio de pizzas à la carte, com 47 opções de sabores. Em breve, a pizza campeã poderá ser degustada, pois entrará no cardápio de inverno da casa.
José Ricardo Santos Vargas, pizzaiolo e proprietário da Parma Pizza, segunda colocada na eliminatória, também apostou na culinária regional – baseada em peixes e frutos do mar – e escolheu a pizza \”Salmão D´Oro\” para apresentar na competição. Há um ano no cardápio, a pizza é uma das mais pedidas na rede de pizzarias que conta com três endereços, sendo dois, em Florianópolis, e um no município de São José. Além do ingrediente principal, a pizza leva mollho de tomate, muzzarela, azeitonas pretas fatiadas, queijo parmesão, alcaparras e molho pesto.
Pizzaiolo há 18 anos, José Ricardo se dedica hoje a formação do seu pessoal, treinando e ensinando os novos profissionais que atuam na pizzaria. A Parma Pizza começou como delivery, em 1999, no bairro de Capoeiras, onde hoje funciona uma das três casas da rede.
Próximas etapas – Das nove etapas eliminatórias, seis já foram realizadas: Pernambuco; Minas/Centro-Oeste; Rio Grande do Sul; Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina. As próximas etapas programadas são: São Paulo – Interior, no dia 23 de abril, na fábrica do patrocinador da Copa, o Grupo Ocrim, em Nova Odessa (SP); Bahia, no dia 7 de maio e São Paulo – Capital e Baixada Santista, no dia 21 de maio.
Na primeira eliminatória, realizada no Recife (PE), foram selecionadas as pizzarias Cipó Nativo, em primeiro lugar, e Papa Capim, em segundo. Na segunda eliminatória, realizada em Belo Horizonte (MG), as pizzarias classificadas foram: Marília Pizzaria (BH), Pedacinho Pizza (Brasília) e La Traviata Pizzaria e Restaurante (BH), respectivamente 1ª, 2ª e 3ª colocada. Já a terceira etapa eliminatória, promovida em Porto Alegre, definiu como finalistas a Borgo Antico Pizza e Pasta, de Porto Alegre, e a Manjericão Pizza na Pedra, da cidade de Torres, litoral gaúcho. No Rio de Janeiro, classificaram-se no último dia 5 de março as pizzarias Pasta & Pizza, Fratelli, Pizza al Taglio e Restaurante Couve Flor. Do Paraná, classificaram-se a Pizzaria e Tratoria Famiglia Beffa, da cidade de Arapongas, e a Mercearia Anos 30, de Curitiba.
Objetivo – A Copa Brasileira de Pizzarias tem como objetivo destacar um dos segmentos da gastronomia que mais crescem no País. Esta será uma oportunidade para operadores do mercado food service (alimentação fora do lar) e profissionais da área observarem de perto o estágio de desenvolvimento tecnológico das matérias-primas, as novas tendências no preparo da pizza e a qualidade da mão-de-obra neste segmento.
\”Com a realização desta ação, a Fispal valoriza este segmento da gastronomia em expansão no País, estimula o aperfeiçoamento profissional de atuais e futuros pizzaiolos, bem como promove o intercâmbio de informações e negócios entre a indústria alimentícia e os operadores de pizzarias\”, explica o diretor da Fispal, Marco Mastrandonakis.
As pizzarias selecionadas para a final, em junho, se apresentarão em área especialmente projetada dentro da feira e equipada com os mais modernos acessórios, garantindo aos competidores a chance de mostrar talento e técnica no preparo do prato. O tema será livre, podendo o participante escolher o sabor da sua preferência para apresentar.
Premiação – Os pizzaiolos selecionados em cada etapa da competição serão premiados com cursos no Centro Tecnológico de Desenvolvimento de Pizzas e Massas do Brasil, comandado pelo consultor Ronaldo Ayres, em São Paulo. Primeiro do gênero no País, o empreendimento tem como propósito investir na formação da mão-de-obra e em gestão de negócios. Já o pizzaiolo vencedor da 1ª Copa Brasileira de Pizzarias ganhará uma viagem para a Itália, com acompanhante.
Próximas etapas eliminatórias:
São Paulo – Interior – 23 de Abril
Bahia – 7 de Maio
São Paulo – Capital e Baixada Santista – 21 de Maio
Grande Final:
Fispal Food Service 2007
23ª Feira Internacional de Produtos e Serviços para Alimentação Fora do Lar
Data: 25 a 28 de Junho
Horário: das 13h às 21h
Local: Expo Center Norte – São Paulo (SP)
Informações e inscrições:
Fispal: (11) 3234-7725
E-mail: pizza@fispal.com