Dia 20/07/08 (neste domingo): “AUTO DO BOI BATUQUIÁ”.
Local: Saguão de entrada do Teatro do Centro de Convivência
Horário: das 13 às 14 h.
Entrada franca. A apresentação será realizada como parte integrante da programação da Mostra de Teatro Infantil da Cidade de Campinas.
Nós da OFICINA BATUQUIÁ – Iniciação à Percussão e Cultura Popular – gostaríamos de compartilhar com vocês nosso Espetáculo de Conclusão das oficinas realizadas no 1º semestre de 2008, onde interagem o aprendido, ensinado, criado e recriado por parte de todos os envolvidos na oficina.
Nesse quarto ano de realização da Oficina Batuquiá na Estação Cultura (2003 / 2004 / 2007/ 2008), através da EMCEA – Escola Municipal de Cultura e Arte, o espetáculo é o resultado dos temas desenvolvidos em duas turmas que se juntaram no último mês para compor o espetáculo. Uma das oficinas foi promovida pela Secretaria de Cultura de Campinas (público-alvo: iniciados) enquanto outra foi promovida através da Secretaria de Cultura do Estado/ASSAOC/Oficinas Culturais Hilda Hilst (público-alvo: iniciantes). Ambas oficinas se configuraram como importante momento de pesquisa e integração entre cerca de 30 iniciantes e profissionais da percussão, pessoas provenientes de outras áreas da música (canto, instrumentos harmônios e melódicos), dança e teatro. O grupo também se caracterizou pela diversidade, sendo composto por pessoas de diferentes faixas etárias, formações e cidade de origem.
O ESPETÁCULO “AUTO DO BOI BATUQUIÁ”, além de se orientar pelas tradições do bumba-meu-boi maranhense, é cheio de licenças poéticas. No roteiro do espetáculo o boi segue – em seu estado de “semi-morto” – a outros estados; conhecendo o Jongo no sudeste, a Puxada de Rede e o Ijexá na Bahia, a Ciranda em Pernambuco e o Cacuriá no Maranhão, onde novamente o bumba-meu-boi volta à tona. Nessas passagens por tantas terras o espetáculo agrada adultos e crianças, sendo animado por cantos, danças, personagens cheios de poesias e instrumentos hermônicos e melódicos (sanfona, violão, baixo, pífanos), além de muita percussão! O espetáculo tem 1h de duração, sob direção artística de Marta Jardim, texto e adaptações de Nil Senna e arranjos dos instrumentistas do grupo. Ainda, o espetáculo conta com a colaboração de atores da Comanhia Faz de Conta de Teatro.
Venha fruir deste momento cultural dançando e cantando com a gente! Durante a apresentação o público será convidado a interagir com o elenco, nas danças apresentadas.