A campanha de prevenção contra Rubéola e Sarampo na fase adulta continua no distrito de Sousas. A enfermeira Gisele Gomes, do Centro de Saúde de Sousas, informa que o horário de vacinação é das 07hr às 20hrs durante todos os dias. As reações à vacina são muito raras, de acordo com a enfermeira. Ela comenta que das 8.900 pessoas que deveriam ser vacinadas no distrito, apenas 3.000 receberam a imunização. “Esperamos aumentar este número até o fim da campanha”, diz.
Homens na faixa entre 20 e 29 anos tem uma incidência de 50,5% de rubéola e, portanto, a vacina torna-se necessária. Nas mulheres, a incidência é muito grande na faixa entre 20 e 39 anos, público alvo da campanha de vacinação.
A rubéola é uma doença infecciosa de transmissão respiratória. A doença, quase assintomática, atinge adultos e crianças. Durante a gravidez, pode resultar em aborto, parto prematuro e malformações congênitas. A doença geralmente só ocorre uma vez na vida e tem como sintoma manchas vermelhas na pele. A transmissão é feita através do contato com secreções respiratórias de um indivíduo infectado, similar à gripe. O vírus sobrevive na saliva e nas secreções nasais e, através da tosse ou da respiração, é transmitido para outras pessoas. Após a transmissão, o vírus se espalha pela mucosa e vasos sanguíneos.
Já o sarampo apresenta uma pequena manifestação em adultos. Febre alta, tosse rouca e persistente, coriza, conjuntivite e hipersensibilidade à luz são os principais sintomas, assim como manchas brancas na mucosa da boca. Mancham avermelhadas seguem posteriormente.
A vacina dupla viral para adultos pode ser tomada até dia 12 de setembro em qualquer posto de saúde de Campinas, inclusive no distrito de Sousas. Cuide-se!
Por Luiza Chelegon Cúrcio




