19.1 C
Campinas
sábado, setembro 21, 2024

Literatura romântica popular é sucesso no país e vende dois milhões de exemplares por ano

Data:

Mesmo diante do estigma de que o brasileiro não gosta de ler, a Editora encontrou a fórmula certa para gerar vendas arrasadoras.

O sucesso da literatura de banca é um fenômeno pouco conhecido.
Segundo profissionais da Editora Nova Cultural, o brasileiro tem sim o hábito de ler, ao contrário do que se diz e pensa. O grande empecilho para alavancar as vendas de livros no país é o preço. A comercialização em bancas de jornal faz com que a editora consiga baixar o custo da produção e assim, oferecer suas obras por um valor acessível.
Para a editora, que atende aproximadamente 30 mil pontos de vendas no Brasil, a tiragem é alta, o que acaba favorecendo o custo de produção dos livros. Essa é, aliás, a grande diferença com relação aos livros de livrarias, que possuem números de tiragens bem menores e encarecem o produto final.
Um bom exemplo dos excelentes resultados obtidos na comercialização de livros em bancas são os pequenos romances “Julia”, “Sabrina” e “Bianca”, feitos em papel-jornal e vendidos desde meados dos anos 70. Atualmente, a Editora Nova Cultural imprime, aproximadamente, 300 mil deles por mês – com preços entre R$ 5,90 e R$ 12 – e vende cerca de dois milhões de exemplares por ano.
Mas afinal, quem compra a série Sabrina e suas similares?
O público é 99% feminino e a faixa etária varia dos 19 aos 40 anos.
Atualmente, muitas editoras começaram a analisar o mercado de banca com outros olhos. A intenção é sair do modelo de baixas tiragens com altos preços e assim atingir públicos de menor poder aquisitivo. Livros no formato pocket, por exemplo, estão ganhando força no Brasil e chegam às bancas com preços bem acessíveis.
Pontos alternativos de vendas como supermercados, porta em porta e a publicação terceirizada – contratada por empresas – também estão se mostrando um canal rentável.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Prefeito recebe D. Bertrand de Orléans e Bragança em visita de cortesia

Dário Saadi e o príncipe imperial conversaram sobre comemoração...

Jornalista lança livro “O médico que virou monstro”, crime que chocou o Brasil

Lançado pela Editora Máquina de Livros, “O médico que...

Os espiões norte-americanos por trás da Lava Jato

Os interesses ocultos dos Estados Unidos na Lava Jato são...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363