16 C
Campinas
sábado, maio 23, 2026
spot_img

Incêndio atinge Velódromo Olímpico e destrói metade da cobertura no Rio

Data:

Fogo começou na área externa do equipamento na Barra Olímpica; bombeiros controlaram as chamas e evitaram danos ao museu

O histórico do local inclui dois episódios semelhantes em 2017, quando o telhado foi atingido por balões, causando danos menores. Foto Divulgação/CBMERJ

<OUÇA A REPORTAGEM>

Um incêndio atingiu o Velódromo do Parque Olímpico do Rio de Janeiro na madrugada desta quarta-feira (8), destruindo cerca de metade da cobertura da estrutura localizada na Barra Olímpica, Zona Oeste da capital fluminense. Não houve feridos. O espaço também abriga o Museu Olímpico do Rio, que, segundo as autoridades, não sofreu danos relevantes.

<Siga o canal do Jornal Local no WhatsApp

O Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro foi acionado às 4h17 para a ocorrência na Avenida Embaixador Abelardo Bueno e mobilizou cerca de 60 militares de seis quartéis. Apesar de o incêndio ter sido inicialmente controlado, um novo foco voltou a surgir horas depois, prolongando a operação no local.

De acordo com o subcomandante-geral da corporação, Luciano Sarmento, as chamas tiveram início na parte externa da cobertura, composta por material sintético. “Essa lona derreteu e soltou um material muito parecido com uma teia de aranha”, afirmou. Ainda segundo ele, a rápida atuação das equipes evitou danos estruturais mais graves. “Evitamos uma grande tragédia”, declarou.

As causas do incêndio ainda são desconhecidas e serão investigadas por perícia técnica. O histórico do local inclui dois episódios semelhantes em 2017, quando o telhado foi atingido por balões, causando danos menores.

O Velódromo foi construído para os Jogos Olímpicos de 2016, ao custo de R$ 143 milhões, sendo a última instalação entregue para o evento. Desde então, passou a ser utilizado para treinamentos e atividades esportivas, atendendo cerca de 4 mil pessoas em dezenas de modalidades.

O espaço também abriga eventos esportivos e culturais ao longo do ano. Em 2025, foram realizados aproximadamente 50 eventos no local. Já o museu olímpico, inaugurado em 2024 dentro da estrutura, reúne itens históricos dos Jogos, como medalhas, tochas e equipamentos utilizados nas competições.

Por conta do incêndio, o Ginásio Educacional Olímpico Isabel Salgado, vizinho ao complexo, teve as aulas suspensas nesta quarta-feira.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Pesquisa Apex/Futura indica virada de Lula sobre Flávio Bolsonaro após repercussão do caso Master

Levantamento aponta que escândalo financeiro reduziu as intenções de...

STF inicia julgamento sobre mudanças na Lei da Ficha Limpa com impacto nas eleições de 2026

Análise ocorre no Plenário Virtual e mira a flexibilização...

Câmara informa ao STF que Mário Frias viajou ao exterior sem autorização formal para missão oficial

Ofício enviado ao ministro Flávio Dino revela que pedidos...

Reimont aciona PGR e pede bloqueio de bens e apreensão de passaporte de Flávio Bolsonaro por risco de fuga

Medidas cautelares também miram Eduardo, Carlos, Jair Renan, Mário...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade