Brasileiros já podem pagar com Pix em oito países durante viagens internacionais

Destaque

Sistema funciona por meio de parcerias entre bancos, fintechs e empresas de câmbio, permitindo pagamentos em estabelecimentos no exterior com conversão automática da moeda

<OUÇA A REPORTAGEM>

<Siga o canal do Jornal Local no WhatsApp>

Turistas brasileiros já podem utilizar o Pix para realizar pagamentos em estabelecimentos comerciais de oito países: Chile, Argentina, Uruguai, Paraguai, Estados Unidos, Portugal, Espanha e França. A funcionalidade opera pelos aplicativos dos bancos brasileiros e é viabilizada por acordos entre instituições financeiras, fintechs, empresas de câmbio autorizadas e operadoras internacionais de maquininhas.

Economia

Embora o serviço seja conhecido como “Pix internacional”, o Banco Central esclarece que não existe uma versão oficial do sistema brasileiro funcionando no exterior. As operações são intermediadas por empresas de câmbio autorizadas, responsáveis por converter o valor da compra em tempo real e repassar o pagamento ao comerciante na moeda local.

O processo é semelhante ao utilizado no Brasil. No momento da compra, a maquininha gera um QR Code que é lido pelo aplicativo do banco do cliente. Antes da confirmação, o usuário visualiza o valor já convertido em reais, incluindo as taxas da operação. O pagamento é autorizado por senha ou biometria.

A principal vantagem da modalidade é o custo reduzido em comparação ao cartão de crédito internacional. Enquanto compras no cartão estão sujeitas ao IOF de 5,38%, além da cotação do dólar turismo, os pagamentos via Pix utilizam, em geral, o câmbio comercial e uma estrutura tributária mais econômica, reduzindo o custo final da operação.

O serviço já está disponível em hotéis, restaurantes, centros comerciais e lojas de cidades bastante procuradas por brasileiros, como Miami, Orlando, Lisboa, Madri, Paris, além de destinos turísticos na América do Sul.

A expansão da ferramenta ocorre por meio de parcerias entre empresas do setor financeiro. No Chile, a operação é realizada pela PagBrasil em conjunto com a VirtualPOS. Na Argentina, o Banco do Brasil atua em parceria com o Banco Patagonia. No Uruguai, a operação é oferecida pela Getnet, enquanto, nos Estados Unidos, a integração é feita pela Verifone. A liquidação financeira também conta com o apoio de instituições como o BS2 e plataformas especializadas em câmbio.

Embora o Banco Central não divulgue estatísticas específicas sobre pagamentos presenciais realizados por Pix no exterior, empresas do setor apontam crescimento da modalidade. Segundo a PagBrasil, o volume de transações internacionais apresenta expansão média de 22,5% ao mês, impulsionado pelo aumento do número de brasileiros utilizando o sistema durante viagens internacionais.

- Publicidade-spot_img

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade-spot_img

Últimos Artigos