23.8 C
Campinas
quinta-feira, maio 21, 2026
spot_img

Câmara elege Odair Cunha para o TCU após disputa marcada por articulações e recuos políticos

Data:

Deputado do PT conquista 303 votos e derrota adversários em eleição influenciada por rearranjos de última hora

A vitória ocorreu em meio a uma intensa movimentação política nos bastidores, envolvendo mudanças de candidaturas e articulações entre diferentes blocos partidários. Foto Bruno Spada/Agencia Brasil

<OUÇA A REPORTAGEM>

A Câmara dos Deputados elegeu, na noite desta terça-feira (14), o deputado Odair Cunha para o cargo de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU). A votação foi secreta, com participação de 456 parlamentares, e Cunha obteve 303 votos, assumindo a vaga deixada pela aposentadoria de Aroldo Cedraz.

<Siga o canal do Jornal Local no WhatsApp

A vitória ocorreu em meio a uma intensa movimentação política nos bastidores, envolvendo mudanças de candidaturas e articulações entre diferentes blocos partidários. O nome de Cunha foi sustentado por uma coalizão formada por partidos como PT, MDB, PDT, PSB, PCdoB e Republicanos, além do apoio do presidente da Câmara, Hugo Motta.

Disputa interna e reconfiguração de candidaturas

A eleição foi marcada por reviravoltas no campo da oposição. O senador Flávio Bolsonaro atuou inicialmente para viabilizar a candidatura da deputada Soraya Santos (PL-RJ), após a retirada do nome de Hélio Lopes (PL-RJ). Na ocasião, chegou a defender a representatividade feminina no tribunal.

Dias depois, porém, houve nova mudança de estratégia. Flávio passou a articular a desistência de Soraya em favor do deputado Elmar Nascimento, que acabou ficando em segundo lugar, com 96 votos. A movimentação ocorreu após a deputada Adriana Ventura (Novo-SP) também retirar sua candidatura.

Apesar das articulações, o bloco governista manteve vantagem numérica e garantiu ampla maioria para Odair Cunha.

Repercussão e críticas públicas

A condução das articulações gerou reação dentro do próprio campo político. A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro criticou publicamente a retirada da candidatura de Soraya Santos. Em publicação nas redes sociais, afirmou: “Soraya, o TCU seria muito melhor com você lá. Triste dia”.

A manifestação expôs divergências internas e indicou fissuras na estratégia adotada por aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro no processo.

Trajetória do novo ministro

Advogado, Odair Cunha está em seu sexto mandato como deputado federal. Ao longo da carreira, atuou como líder da federação PT-PV-PCdoB e participou da relatoria de diversas propostas que se tornaram lei.

Entre os destaques estão medidas relacionadas ao setor de eventos durante a pandemia e projetos ligados à formalização de empresas. Cunha também foi relator da CPMI do Cachoeira, que investigou relações entre o empresário Carlos Augusto Ramos e agentes públicos.

A eleição reforça o peso político da base governista no Congresso e amplia a influência de grupos aliados no Tribunal de Contas da União, órgão responsável por fiscalizar a aplicação de recursos públicos federais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Lula recebe Michelle Bachelet no Planalto e reforça articulação do Brasil para comandar ONU

Encontro em Brasília ocorre em meio à disputa internacional...

Lula desembarca em Washington para defender o Pix em reunião com Donald Trump

Investigação comercial dos EUA ameaça Brasil com sanções; governo...

Pesquisa mostra Lula à frente de Flávio Bolsonaro no 1º turno

Levantamento da Real Time Big Data indica cenário altamente...

PT pressiona Lula a apoiar CPI do Banco Master e crise amplia tensão com Alcolumbre

Governo avalia usar investigação sobre o Banco Master para...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade