Começa hoje, dia 01 de dezembro, o I Festival da Canção da Unicamp. A Comissão organizadora já selecionou as 24 músicas que participarão das eliminatórias dos dias 01 e 02 de dezembro, a partir das 18h30, no auditório da Faculdade de Ciências Médicas da universidade, com entrada franca ao público. A final será na sexta-feira, dia 03, com a reapresentação das 10 canções finalistas, precedida pelo show do músico paulista Mateus Sartori com a participação especial de Danilo Caymmi.
Foram 59 canções inscritas. As 24 classificadas são de músicos, bandas e grupos de Campinas, São Paulo, Foz do Iguaçu, Avaré e Paulínia. O evento é uma realização do Instituto de Artes da Unicamp em parceria com a Track&Marketing e com a Spielkamp Consultoria, com patrocínio da Usina Colombo – Açúcar Caravelas.
Músicas selecionadas
Para as eliminatórias do dia 01 de dezembro serão apresentadas: A vida passa como um ferro de passar, de Gustavo Mineiro; À revelia e Adeus, poeta, de Saudosa Clotilde; Ciranda dos dois Rios, de As irmãs da providência; Desejo e Som distante, de Helena Porto e banda; O que me basta, de Isiely Ayres e Carlos Rezende; O Sol do seu olhar e Viagem II, da banda Spin off; Maranhão e Na peleja, de Washington Brasil e Me tema, de Bárbara Malavoglia.
Para o dia 02 de dezembro as músicas selecionadas foram: Também, da Filarmônica de Pasárgada; Caminhos, de Crys Vander; Mandela embora e O que eu quero, de Clã Destinos; Ilusão em pó e Quero te ver, de Undê Di Lira; Mariquinha e Vida de duas lembranças, de Marcílio Menezes; Nosso amor sempre estará aqui, da Banda Surrealize; Nó, de Giovanni Cruz Iasi e Rouca solidão e Santinha, de Mandi.
Sobre o júri
Entre os profissionais escolhidos para a formação do júri oficial do evento estão músicos, jornalistas e críticos especializados em música popular brasileira. Com um currículo extenso e variado no assunto, cada um dos cinco convidados tem visões peculiares da área musical. São eles: o jornalista Bruno Ribeiro; o maestro Carlos Lima, o compositor e orientador musical Marcelo Onofri; o produtor musical Lenir Boldrin e o músico e compositor Ricardo Botter Maio.
Os critérios de avaliação são a originalidade, o arranjo e a compatibilização entre letra e melodia. Já os intérpretes serão analisados quanto à performance, gesto interpretativo e afinação. Serão seis vencedores, sendo cinco canções e o melhor intérprete. O prêmio será a gravação de um DVD com reprodução de 3 mil cópias com imagens dos melhores momentos do Festival.