Defensoria pede fim de ação policial no Guarujá, segunda mais letal da PM de SP

Data:

A Defensoria Pública de São Paulo pediu ao governador de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos) o imediato fim da operação policial no Guarujá que já matou 16 pessoas desde sexta-feira (29). Segundo o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, a ação iniciada após a morte e um soldado da Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar) não tem data para acabar. O governador já manifestou publicamente apoio ao que chama de “confronto”, negou excessos e disse que está “satisfeito”.

Em ofício enviado ao governo nesta quarta (2), assinado pelas defensoras públicas Fernanda Balera, Surrailly Youssef e Cecilia Nascimento, coordenadoras do Núcleo Especializado de Cidadania e Direitos Humanos (NCDH) recomendam que a Secretaria da Segurança Pública (SSP) tome as providências necessárias para interromper a operação imediatamente. E que “caso haja alguma excepcionalidade que a justifique”, que o Ministério Público seja devidamente informado, por escrito, sobre os detalhes e a identificação dos responsáveis pelo comando da operação.

As defensoras destacam que a operação é considerada a segunda mais letal da história da PM paulista. Perde apenas para o massacre do Carandiru, que deixou 111 mortos. E pediram o uso de câmeras corporais nos uniformes de todos os policiais militares e civis envolvidos na operação. Isso para que as abordagens sejam registradas.

Afastamento de agentes envolvidos nas mortes

A falta e câmera no uniforme dos policiais do Batalhão de Ações Especiais da PM (Baep) foi denunciada por parentes de um dos mortos na ação policial. Apesar disso, o governado disse que imagens das câmeras corporais dos agentes serão utilizadas para investigar eventuais abusos.

As defensoras recomendam também o afastamento temporário das funções de policiamento ostensivo dos agentes envolvidos em mortes durante a operação, que haja oferecimento de acompanhamento psicológico ou terapêutico a eles e que seja feita a preservação dos locais das ocorrências, com a finalidade de garantir investigação.

Ao Uol, a SSP afirmou em nota que tem ampliado a interlocução e compartilhamento de dados com diversas instituições, incluindo o Ministério Público e a Defensoria Pública, com o objetivo de aperfeiçoar as ações na área da segurança pública.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Tak Wu visita Câmara de Campinas antes de assumir vaga de Vini Oliveira

Primeiro suplente da Federação PSDB/Cidadania recebeu convocação após cassação...

Moraes pede a Fachin abertura de sigilo que pode revelar pagamentos ligados ao Instituto Iter

Pedido do ministro Alexandre de Moraes envolve a Petição...

Chuva provoca novas quedas de árvores, alagamentos e erosões em Campinas

Defesa Civil registrou 11 ocorrências entre a noite de...

Operação Frank Mobile revela cadeia nacional que transforma celulares roubados em dinheiro e produtos legais

Investigação aponta divisão de tarefas entre ladrões, receptadores, “icloudeiros”,...
Macaca é derrotada por 2 a 0 no Moisés Lucarelli, permanece na lanterna com 10 pontos e terá o Sport pela frente na quinta-feira <Siga o canal do Jornal Local...