Como parte da programação do FSM – Fórum Social Mundial – 10 Anos Grande Porto Alegre, o lançamento será realizado no dia 26 de janeiro durante a 2ª Reunião Pública Mundial da Cultura em São Leopoldo (RS) e reunirá importantes profissionais do setor cultural. O webdoc também se fará presente na mostra “Outros Mundos – O Cinema Contra as Injustiças da Globalização”, iniciativa que reúne uma série de títulos abordando questões sociais e econômicas relacionadas ao mundo contemporâneo durante o FSM.
Ctrl-V::VideoControl é uma pesquisa sobre a predominância do audiovisual em nossa sociedade. “A partir de uma análise histórica da formação dos grandes conglomerados de mídia e sua relação com o Estado norte-americano, enfrentamos o difícil desafio de levantar as implicações possíveis das novas configurações do mercado global, bem como suas conseqüências nas culturas locais, a partir do fenômeno da convergência digital”, explica o diretor Leonardo Brant.
Pesquisador de políticas culturais e autor de diversos livros sobre o assunto, entre eles e recém-lançado O Poder da Cultura, Brant define o trabalho como “um experimento transmídia, que se manifesta em livro, webdocumentário, redes sociais e uma plataforma de agregação desses conteúdos, que direciona os interessados para os diversos formatos disponíveis na rede mundial de computadores”.
Realizada pelo Divercult, organização cultural fundada no Brasil com sede na Espanha pela promoção da cooperação internacional para a diversidade cultural, a pesquisa teve o apoio da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID).
Ctrl-V::VideoControl funciona como um videomanifesto da Red Audiovisual Iberoamericana (RAIA), uma rede de profissionais, investigadores, ativistas, cineastas e articuladores culturais, interessados no desenvolvimento do audiovisual independente, que também será lançado durante o FSM. “O objetivo da rede é estimular o diálogo e compartilhar informações, propostas e ações concretas, que reconheçam espaços propícios a investigação, produção e difusão de conteúdos audiovisuais”, define Leonardo Brant, um dos fundadores da RAIA.
Os membros da RAIA, provindos de vários países da Ibero-américa, participaram ativamente da construção do webdocumentário. “Todo o processo foi revelado e discutido com membros da rede, que se dispuseram a colaborar com opiniões, sugestões de edição e inserção de material”, revela Brant.
Ctrl-V::VideoControl é dividido em três partes. As duas partes seguintes serão reveladas no website www.ctrl-v.net e na RAIA durante o ano de 2010.
O lançamento, no dia 26 de janeiro, às 19h, no Centro Cultural José Pedro Boéssio (Av. Osvaldo Aranha nº 943, Centro – São Leopoldo, RS), faz parte da programação da 2ª Reunião Pública Mundial da Cultura, evento realizado dentro da agenda de atividades do FSM – Fórum Social Mundial – 10 Anos Grande Porto Alegre, e é aberto a gestores e dirigentes culturais de cidades, estados e regiões autônomas; para redes, instituições, grupos e movimentos culturais de todas as áreas; para artistas, produtores e ativistas interessados no desenvolvimento cultural, na ampliação dos direitos culturais e na garantia da sobrevivência da diversidade planetária.
Além disso, o encontro reunirá importantes profissionais do setor cultural e pretende estimular a elaboração de novas propostas de sustentabilidade e políticas culturais para o audiovisual, além de gerar novas possibilidades de circulação e diálogo entre os agentes e os projetos audiovisuais independentes.
Outros Mundo – O Cinema Contra as Injustiças da Globalização
Além do lançamento oficial no dia 26 de janeiro durante a 2ª Reunião Pública Mundial da Cultura em São Leopoldo (RS), o webdoc CtrlV::VideoControl também fará parte da programação da mostra “Outros Mundos – O Cinema Contra as Injustiças da Globalização”, iniciativa que reúne uma série de títulos abordando questões sociais e econômicas relacionadas ao mundo contemporâneo. A exibição será no dia 27 de janeiro, às 19h, no CineBancários (Rua General Câmara, 424 – Centro – Porto Alegre – RS). Concebida como uma atividade paralela à realização do Fórum Social Mundial 2010, que acontece em Porto Alegre entre os dias 26 e 31 de janeiro, a mostra exibirá uma série de títulos que abordam questões sociais e econômicas relacionadas ao mundo contemporâneo. A entrada é franca.
Sobre o diretor
Leonardo Brant é pesquisador de políticas culturais e autor dos livros Mercado Cultural, Políticas Culturais, vol.1 (org.), Diversidade Cultural (org.) e O Poder da Cultura, recém-lançado pela editora Peirópolis.
Criou e edita Cultura e Mercado, um dos mais influentes blogs sobre políticas culturais no Brasil. É fundador do Instituto Pensarte e do Divercult, com sede em Barcelona, na Espanha. Atuou, de 2002 a 2006, como vice-presidente da International Network for Cultural Diversity (INCD), com destacada participação em torno da Convenção da Unesco para a diversidade cultural.
Conferencista internacional, já atuou na África do Sul, Argentina, China, Croácia, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda e Senegal. Em 2007 foi laureado com a Medail de Vermeil da Academia Francesa de Artes, Ciências e Letras. Leonardo Brant preside ainda a Brant Associados, empresa de consultoria com mais de 10 anos de atuação no mercado, desenvolvendo estratégias para empreendimentos culturais