30.9 C
Campinas
quinta-feira, setembro 19, 2024

Em Campinas, 99,7% dos locais cumprem a Lei Antifumo

Data:

Foto: Sergio Andrade/ Governo do Estado
Foto: Sergio Andrade/ Governo do Estado

Levantamento revela que, em todo o Estado, foram realizadas 72.431 fiscalizações e aplicadas 288 multas

 

Levantamento feito pela Secretaria de Estado da Saúde sobre os dois primeiros meses da Lei Antifumo revelou que, em Campinas, foram realizadas 4.346 visitas pelos fiscais da Vigilância Sanitária em diversos estabelecimentos. Nesse período, 13 multas foram aplicadas na cidade. O índice de cumprimento da lei em Campinas foi de 99,7%.

O balanço realizado pela Secretaria de Estado da Saúde no período de 7 de agosto a 5 de outubro revelou que, por todo o Estado, foram realizadas 72.431 fiscalizações. Foram aplicadas 288 multas, com um índice de cumprimento de 99,6%. No interior, foram 49.938 fiscalizações e 143 multas aplicadas. Na capital, foram feitas 22.493 visitas, e aplicadas 145 multas.

“Passados dois meses de vigência da lei, pudemos perceber que o que era uma novidade já virou um saudável hábito entre os paulistas. Não se fuma mais em locais fechados como bares e restaurantes. Nossos fiscais têm visitado milhares e milhares de estabelecimentos e o cenário se repete: ambientes fechados, livres do tabaco. Nas raras exceções, multamos”, afirma Maria Cristina Megid, diretora da Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo.

O sucesso da aplicação da lei não mudará o sistema de fiscalização. Os cerca de 500 fiscais da Vigilância Sanitária e do Procon especialmente treinados para fiscalizar o cumprimento da lei continuarão atuando. São realizadas mais de 1.200 fiscalizações diariamente no Estado de São Paulo.

A lei antifumo está em vigor desde o último dia 7 de agosto. A nova legislação proíbe fumar em ambientes fechados de uso coletivo, como bares, restaurantes e casas noturnas. A nova legislação alinhou São Paulo com a tendência internacional de combate aos males causados pelo tabagismo, principalmente em relação ao fumo passivo. E serviu de exemplo para diversos Estados e cidades do país, que vêm aprovando legislações semelhantes, por ambientes fechados de uso coletivo livres do tabaco. Quem quiser informar sobre o descumprimento da lei, pode fazer a denúncia por meio do telefone 0800 771 3541 ou pelo site www.leiantifumo.sp.gov.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Vírus zika pode voltar a se replicar após recuperação, aponta estudo

Um grupo de pesquisadores da Universidade Federal do Rio...

Febre Oropouche tem dez casos confirmados no Rio

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio recebeu nessa...

CS São Domingos inaugura unidade do projeto Farmácias Vivas

VivasProjeto promove o cultivo de ervas medicinais no tratamento...

Ministério da Saúde prepara pesquisa para avaliar sequelas da covid-19

O Ministério da Saúde iniciou nesta segunda-feira (11) a...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363