Empresas farão depósito para liberar prolongamento da Av. Mackenzie

Destaque

As empresas do setor imobiliário que têm projetos para executar loteamentos ao longo do futuro prolongamento da  Avenida Mackenzie depositarão em juízo, em nome da Prefeitura, a quantia de R$ 1,080 milhão. Os recursos bancarão as obras viárias cuja execução foi a contrapartida exigida pelo Ministério Público para que a área seja liberada e os empreendimentos possam ter início.
As condições foram estabelecidas no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado entre a Prefeitura, a Federação das Entidades Assistenciais de Campinas (FEAC) – proprietária da área – e as construtoras. Após o depósito, a Prefeitura receberá a emissão de posse e poderá disponibilizar a área.
Os recursos de R$ 1.080 milhão correspondem ao valor da gleba, conforme avaliação feita pelo perito judicial em laudo prévio. O objeto do laudo foi justamente a região que receberá o prolongamento da Avenida Mackenzie.
A Prefeitura tem o prazo de 30 dias, a contar do último dia 27 de fevereiro, para efetuar o depósito, em caráter preliminar, sem prejuízo do valor definitivo. A decisão faz parte do processo de desapropriação da citada área, solicitado pela Administração em 2010.
O secretário de Assuntos Jurídicos, Antonio Caria Neto, explica que ficou estabelecido no TAC que caberá às empresas empreendedoras efetuar o depósito em nome do Município, bem como arcar com as custas da implantação do viário. “Após o depósito, receberemos a emissão de posse e será possível dar início à construção do viário”, esclareceu ele.
Caria ressalta que as empresas só terão seus projetos aprovados pela Prefeitura se houver a garantia, por parte delas, de que o loteamento terá toda a infraestrutura exigida pela Lei Federal nº 6.766/79. A lei trata do parcelamento do solo urbano, com vistas ao desenvolvimento sustentável e ordenado da região.

Planejamento
Segundo o secretário de Planejamento, Alair Godoy, o projeto de prolongamento da Avenida Mackenzie é uma condição sem a qual não é possível aprovar novos projetos na região da Área de Proteção Ambiental (APA. “O prolongamento vai aliviar a Rodovia Mário Garnero, que é a marginal do Rio Atibaia e dá acesso ao condomínio Caminhos de San Conrado”, explicou. O secretário enfatizou ainda que a nova avenida garantirá que novos empreendimentos possam surgir sem comprometer a qualidade da APA.
A estrada terá de 8 a 9 quilômetros de extensão, começará a partir da Leroy Merlin até a entrada do San Conrado. Com isso, o volume de tráfego da Rodovia Heitor Penteado e da Avenida Antônio Carlos Couto de Barros será desviado, viabilizando uma melhoria no tráfego para população residente em Sousas e Joaquim Egídio. Após a conclusão das obras também deve diminuir em aproximadamente 30% o movimento nesta última avenida.
O viário que prolongará a Avenida Mackenzie consta do Plano Diretor de 2006 da cidade e já tem o Estudo de Impacto Ambiental – Relatório de Impacto Ambiental (EIA-RIMA) aprovado.

Artigo anterior
Próximo artigo
- Publicidade-spot_img

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade-spot_img

Últimos Artigos