18.9 C
Campinas
sexta-feira, setembro 20, 2024

ENEM: caminho de oportunidades

Data:

(*) Fabricio Vieira de Moraes

enem

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) superaram as expectativas para 2014. Foram inscritos, aproximadamente, 9,5 milhões de estudantes de todas as regiões do país. Desde a criação da avaliação, em 1998, o número de inscritos vem aumentando gradativamente. Para isso, alguns incentivos foram importantes.

Para recordar alguns acontecimentos, a partir de 2001 o exame passou a ser gratuito para todos os alunos da escola pública. Já em 2004, foi criado pelo Ministério da Educação o Programa Universidade para Todos (Prouni), que iniciou as suas atividades concedendo bolsas de estudos integrais ou parciais (50%) em instituições privadas de ensino superior, e para participar, os alunos utilizavam as notas obtidas no ENEM. Além disso, em 2009, algumas universidades federais e institutos federais de educação aderiram ao exame como forma de acesso aos seus cursos de graduação.

Atualmente, há alguns possíveis caminhos que podem ser trilhados pelos estudantes a partir da nota obtida no ENEM. O aluno pode utilizá-la para se inscrever no SISU (Sistema de Seleção Unificado), por exemplo, que deve oferecer cerca de 130 mil vagas em mais de 100 Instituições de Ensino Superior – Universidades e Institutos Federais de Educação – só este ano.

Com essa possibilidade de romper com as fronteiras de acesso ao ensino público, uma questão sempre é apresentada pelas famílias: como fazer para subsidiar o filho em outra região do país? O primeiro aspecto que deve ser considerado é a conquista de uma vaga pública e a possibilidade do acesso ao ensino superior, mesmo que, para isso, o estudante precise mudar de cidade ou estado. É a primeira vez na história da Educação brasileira que rompemos com as barreiras geográficas impostas pelos vestibulares bairristas!

E as famílias precisam saber que não estão desamparadas neste processo. As Universidades públicas oferecem possibilidades para os estudantes com baixa renda, como moradias estudantis, bolsas alimentação e participação em projetos de iniciação científica com bolsas subsidiadas pelo CNPQ, entre outras formas de incentivo que podem auxiliar ou subsidiar o custo de vida do aluno em outras regiões. Esse fato é importante para rompermos com as fronteiras físicas e vislumbrarmos novas possibilidades para o ensino superior.

Além da oferta das vagas públicas, é possível ingressar nas universidades privadas tanto por meio do Prouni quanto pelo FIES (Fundo de Financiamento Estudantil), programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em instituições não gratuitas. Nesse último caso, a maioria das universidades avalia o ingresso do estudante por meio da nota obtida no ENEM.

Há oportunidades não só no Brasil, como também no exterior. Neste ano, algumas universidades portuguesas, como a Universidade de Coimbra, por exemplo, passaram a aceitar a nota do ENEM em seus exames de seleção. Outro programa internacional é o ‘Ciência sem Fronteiras’, que possibilita ao aluno de graduação uma oportunidade de experiência fora do país. Nesse caso, o estudante precisa obter no Exame uma nota igual ou superior a 600 para concorrer a uma vaga.

Viajando o Brasil para falar com professores, alunos e famílias, pude identificar que o ENEM já faz parte do dia-a-dia do estudante, mas que nem todas as oportunidades que existem a partir do exame estão bem compreendidas. Então, nada melhor do que buscar conhecer todos os possíveis caminhos do Ensino Superior para, assim, decidir qual é o melhor a ser seguido.

(*) Fabricio Vieira de Moraes é Gerente de Serviços Educacionais da Saraiva

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Seis em cada 10 escolas têm regras para uso do celular pelos alunos

Seis em cada dez escolas de ensino fundamental e...

Ceprocamp abre matrículas para cursos de qualificação profissional no dia 15

As matrículas dos cursos de qualificação disponíveis no Centro...

Novo Ensino Médio mudará rotina da comunidade escolar

A aprovação da reforma do ensino médio pela Comissão...

Ceprocamp está com inscrições abertas para o curso Técnico em Química

O Centro de Educação Profissional de Campinas (Ceprocamp) está...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363