20.8 C
Campinas
terça-feira, julho 21, 2026
spot_img

Estudo e sequelas da Covid podem elevar impacto da pandemia para mais de 2 milhões de mortes no Brasil

Data:

Pesquisadora afirma que estimativa considera óbitos provocados pela fase aguda da doença, complicações posteriores e efeitos indiretos da pandemia sobre o sistema de saúde

<OUÇA A REPORTAGEM>

<Siga o canal do Jornal Local no WhatsApp>

A médica pneumologista e pesquisadora Margareth Dalcolmo afirmou, na segunda-feira (20), que o impacto da pandemia de Covid-19 no Brasil pode ter sido significativamente maior do que apontam os registros oficiais. Durante um ciclo de debates sobre Cinema e Direitos Humanos, realizado na Estação Claro Rio, na Zona Sul do Rio de Janeiro, a especialista declarou que o país pode ter registrado mais de 2 milhões de mortes relacionadas à doença, considerando não apenas os óbitos oficialmente atribuídos ao coronavírus, mas também aqueles decorrentes de sequelas e dos efeitos indiretos da crise sanitária sobre o sistema de saúde.

Reconhecida como uma das principais referências brasileiras em doenças respiratórias, Dalcolmo afirmou que o número oficial de cerca de 720 mil mortes representa apenas parte do impacto causado pela pandemia.

“720 mil mortes não é verdade. No Brasil, nós tivemos pelo menos três vezes o número registrado oficialmente de mortes por Covid-19”, declarou a pesquisadora durante o evento.

Segundo a médica, a estimativa leva em consideração pessoas que morreram em decorrência da infecção aguda pelo coronavírus, pacientes que desenvolveram complicações e sequelas da Covid-19 nos meses ou anos seguintes, além de óbitos associados à sobrecarga do sistema de saúde durante a pandemia. Ela afirmou que essa interpretação é sustentada por estudos e especialistas vinculados à Organização Mundial da Saúde (OMS).

“Seguramente nós tivemos mais de dois milhões de mortos, seja pela doença aguda naquele momento, seja pelas doenças decorrentes das consequências e das sequelas decorrentes de uma infecção aguda de transmissão respiratória”, afirmou.

Especialistas em saúde pública costumam diferenciar os óbitos oficialmente registrados por Covid-19 daqueles relacionados ao chamado “excesso de mortalidade”, indicador utilizado internacionalmente para medir o impacto total de uma crise sanitária. Esse cálculo compara o número total de mortes ocorridas em determinado período com a média esperada para os anos anteriores, permitindo identificar tanto mortes diretamente provocadas pela doença quanto aquelas associadas a seus efeitos indiretos.

Durante sua participação no debate, Dalcolmo também destacou que a Covid-19 passou a apresentar comportamento endêmico e defendeu que, futuramente, a vacinação contra o coronavírus possa ser aplicada em conjunto com a vacina contra a influenza, estratégia semelhante à adotada em campanhas de imunização para outros vírus respiratórios.

A pesquisadora reforçou ainda a importância da vacinação como principal ferramenta de prevenção contra doenças infecciosas. “Nós sabíamos que, para uma doença de transmissão aguda, respiratória e viral, a única arma que existe chama-se vacina”, afirmou.

A pandemia de Covid-19 provocou impactos sem precedentes no sistema de saúde brasileiro e mundial. O período também foi marcado por intensos debates sobre as políticas públicas adotadas para o enfrentamento da emergência sanitária. A condução da crise pelo governo do então presidente Jair Bolsonaro (PL) foi alvo de críticas de entidades científicas, pesquisadores e da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, que apontou falhas na gestão da pandemia. O ex-presidente, por sua vez, sempre negou ter cometido irregularidades e afirma que as decisões de seu governo buscaram preservar a economia e respeitar a autonomia dos estados e municípios.

Até o momento, não há consenso científico ou atualização oficial das autoridades brasileiras que revise o total de aproximadamente 720 mil mortes registradas por Covid-19. A estimativa apresentada por Margareth Dalcolmo representa uma avaliação baseada no impacto ampliado da pandemia, incluindo mortes relacionadas às consequências da doença e aos efeitos indiretos da crise sanitária, tema que continua sendo objeto de pesquisas e debates na comunidade científica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

PF deve concluir em agosto inquérito sobre supostas fraudes no Banco Master

Investigação apura crimes financeiros, possível atuação de agentes políticos...

Sargento da PM é preso após levar capitã já morta a hospital em Belo Horizonte

Policial militar foi autuado em flagrante após equipe médica...

Operação Metástase combate quadrilha suspeita de roubar medicamentos contra o câncer em quatro estados

Investigação aponta que organização criminosa movimentou R$ 33 milhões...

MP faz operação contra rede de lavagem de dinheiro ligada ao PCC em São Paulo

Investigação aponta que organização atuava como estrutura financeira clandestina...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade