A Federação dos Motoclubes do Estado de São Paulo e o Espaço Warrior de Campinas realizam no próximo sábado, dia 23 de novembro, a 1ª Motociata Novembro Azul, para celebrar a campanha mundial que alerta para a prevenção do câncer de próstata. A concentração será na Avenida Barão de Itapura, 3.030, com saída às 9h30 e participação gratuita.
Os motociclistas percorrerão várias ruas e avenidas do município e finalizarão a motociata em frente à sede do Centro de Oncologia Campinas, em Barão Geraldo. A ação, além de destacar a importância do diagnóstico precoce da doença, também servirá para divulgar o Sábado sem Câncer que será organizado pelo COC no dia 30 de novembro. A iniciativa atenderá gratuitamente 500 homens para exames clínico e laboratorial de câncer de próstata.
O evento é aberto a homens e mulheres, com qualquer tipo de motocicleta. Os organizadores recomendam aos participantes o uso de camisetas de cor azul ou do laço que representa a campanha contra o câncer de próstata.
A participação dos motociclistas na ação de conscientização sobre o câncer de próstata tem o apoio da vereadora Débora Palermo (PL) e do Centro de Oncologia Campinas. No mês passado, o Warrior também organizou uma motociata em celebração ao Outubro Rosa, mês de prevenção ao câncer de mama, com apoio da vereadora.
O trajeto da motociata passará pela Barão de Itapura, Castro Alves, Júlio Diniz, Gerônimo Baggio, Imperatriz Leopoldina, Torre do Castelo, Andrade Neves, novamente Barão de Itapura, Carolina Florence, Tapetão e Rua Alberto de Salvo, onde está localizado o Centro de Oncologia Campinas.
Na chegada ao COC, os participantes receberão orientações e folhetos com informações sobre câncer de próstata, como sintomas, riscos, tratamentos e grupos mais suscetíveis à doença. O centro também reforçará a importância de exames preventivos como os que serão realizados gratuitamente no próximo dia 30, durante o Sábado sem Câncer. Os atendimentos acontecerão das 8h até as 13h (ou antes, caso as vagas se esgotem).
Não é preciso se inscrever para participar do Sábado sem Câncer. Basta comparecer ao COC com um documento de identificação e comprovante de endereço. Homens a partir dos 45 anos realizarão exame clínico, que inclui toque retal, e laboratorial de PSA, que mede o nível de uma substância produzida pela próstata – o Antígeno Prostático Específico – e é essencial para apontar suspeita da doença.
Câncer de próstata
Novembro Azul é uma campanha de conscientização e prevenção do câncer masculino, com foco no câncer de próstata e, em menor escala, no câncer de testículo.
O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. No Brasil, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), cerca de 70 mil novos casos de câncer de próstata são diagnosticados anualmente, com uma taxa de mortalidade em torno de 15 mil homens por ano.
Esse tipo de câncer é mais comum em homens acima dos 50 anos e é influenciado por fatores genéticos, estilo de vida e até características étnicas, sendo mais frequente em homens negros.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA
Sigmapress Assessoria de Comunicação
Laine Turati – Contato (19) 991006246
Ivan Fontana – Contato: (19) 99100-5150
REDES SOCIAIS
instagram.com/coc_oncologiahttps://www.facebook.com/centrodeoncologiacampinas