13.9 C
Campinas
domingo, julho 6, 2025

Museu da Imagem e do Som divulga programação do Cineclube em julho

Data:

O filme 8½, de Frederico Fellini, abre as sessões de julho do Cineclube

 

 

O Museu da Imagem e do Som (MIS) de Campinas divulga a programação de julho do Cineclube. A primeira sessão é no dia 1º de julho, às 15h, com a exibição do filme italiano 8½, do gênero comédia dramática, dirigido por Federico Fellini. As sessões de cinema são gratuitas e seguidas de debates sobre as produções. A programação para o mês de julho está abaixo:

 

Semana 1

  • 01/07 – 8½ (1963) – 15h
  • Direção de Frederico Fellini
  • Itália, PB, 138 min.
  • Curadoria: Claudia Bortolato

 

Estudos sobre a História do cinema – Ciclo anos 1960: O colapso do cinema romântico e o advento do Modernismo

Fellini já tinha o financiamento e elenco escolhido, mas ainda sem roteiro, quando resolveu partir para uma produção que expiasse seus fantasmas: um famoso cineasta – Guido Anselmi (Marcello Mastroianni) – entre o bloqueio criativo e a criação. Surgem três mundos possíveis: o real, o onírico e o fantástico. Assim nasceu 8 ½, caótico, Guido sem um filme, mas ninguém ao seu redor sabe disso.

  • 02/07 – Libertem Angela Davis (2014) – 16h30
  • Direção Shola Lynch
  • EUA, colorido, 97 min.
  • Curadoria: Robenildo
  • Cineclube ECCOS

Não recomendado para menores de 12 anos

Este documentário retrata a vida de Angela Davis, uma professora de filosofia nascida no Alabama, e conhecida por seu profundo engajamento em defesa dos direitos humanos. Quando Angela defende três prisioneiros negros nos anos 1970, ela é acusada de organizar uma tentativa de fuga e sequestro, que levou à morte de um juiz e quatro detentos. Nessa época, ela se tornou a mulher mais procurada dos Estados Unidos. Ainda hoje, Angela é um símbolo da luta pelo direito das mulheres, dos negros e dos oprimidos.

  • 02/07 – Tormento (Midareru,1964) – 19h30
  • Direção de Mikio Naruse
  • Japão, PB, 98 min.
  • Curadoria: Hamilton Rosa Jr.

Pérolas Perdidas

Obra-prima de Mikio Naruse, um mestre do melodrama japonês pouco visto no circuito brasileiro. Tormento conta a história de uma viúva, Reiko, que durante 18 anos se dedicou à loja de sua sogra e à memória do marido, morto na guerra. A modernização do comércio na cidade é a catalisadora dos conflitos. A viúva conta com a ajuda do cunhado para enfrentar um supermercado que se instala na vizinhança, e essa proximidade com o rapaz, se converte em paixão, o que leva a reticência da personagem aos seus limites. Assim como a pequena loja precisa lidar com a aceleração das mudanças, Reiko tenta enfrentar o peso da nova relação. O que fazer: assumir ou fugir?

 

Semana 2

  • 06/07 – Timbuktu (2014) – 19h30
  • Direção Abderrahmane Sissako
  • França/Mauritânia, colorido, 96 min.
  • Curadoria: Adriano

Diversidade Cultural, Outras Linguagens, Outros Olhares.

O filme mostra o cotidiano da população de Timbuktu, cidade do Mali, ex-colônia francesa no oeste da África, que se vê acuada e amedrontada pelas restrições e punições impostas pelo grupo islâmico Ansar Dine. Filme premiado com o César 2015, prêmio francês equivalente ao Oscar norte-americano, depois de receber também um prêmio no Festival de Cannes.

  • 08/07 – Revolta dos Malês (2019) – 19h30
  • Direção de Jeferson Dê e Belisario Franca
  • Brasil, Colorido, 82 min.
  • Curadoria: Arnaldo Lemos, Danilo Ciaco, Orestes Toledo, Rodney Cardoso, Sônia Oliveira.

 

Cineclube Outubro

Africanos muçulmanos, escravizados no Brasil, se rebelam contra a opressão. Uma saga pela liberdade, que nos remete à Bahia de 1835 e nos ajuda a pensar o Brasil de nossos dias.

  • 09/07 – 1917, A Greve Geral (2017) – 16h30
  • Direção de Carlos Pronzato (Realização: La Mestiza Audiovisual)
  • Brasil, colorido, 90 min.
  • Curadoria: Murilo Pádua
  • Cineclube PES – Mídia Popular
  • Cine debate em especial dos 105 anos do início da greve em 09 de julho de 1917:

 

Em julho de 1917, 50 mil operários (10% da população paulistana) paralisaram praticamente todas as fábricas de São Paulo — de tecidos, chapéus, sapatos, móveis, fósforos, parafusos, cerveja, farinha —, exigindo o fim das condições desumanas de trabalho.

  • 09/07 – Glória (1980) – 19h30
  • Direção de John Cassavetes
  • EUA, colorido, 123 min.
  • Curadoria: Danilo Dias de Freitas e Tanael Cesar Cotrim
  • Cineclube Verve

Glória, apegada à banalidade de sua vida, conhece o pequeno Phil. Este encontro, a princípio confuso, desenrola-se de forma absolutamente ímpar. Não é que Glória não queira voltar à banalidade de sua vida anterior, mas a plenitude de um instante vale por toda a eternidade.

 

Semana 3

  • 14/07 – A Negação do Brasil (2000) – 19h30
  • Direção de Joel Zito Araújo
  • Brasil, colorido, 92 min.
  • Curadoria: Daniel de Almeida

 

CINEPRETO CENAPRETA

Documentário brasileiro que faz, a partir de uma retrospectiva da teledramaturgia no país, uma análise dos papéis e personagens destinados aos atores negros. Não é difícil perceber a perpetuação de papéis coadjuvantes e estereotipados, construindo um modelo de possibilidades e impossibilidades ao povo negro.

  • 15/07 – Accatone – Desajuste Social (1961) – 15h
  • Direção de Pier Paolo Pasolini
  • Itália, PB, 117 min
  • Curadoria: Claudia Bortolato

 

Estudos sobre a História do cinema – Ciclo anos 1960: O colapso do cinema romântico e o advento do Modernismo

O primeiro filme de Pier Paolo Pasolini traz Vittorio (Franco Citti), a uma figura errática, conhecido como Accattone, apelido para alguém à margem, que vagueia enquanto se esforça para sobreviver, entre a periferia romana, atrás das pessoas que conhece, de suas conexões restantes – filho, mulheres, amigos – antes do destino certo. Accattone não vê sentido no trabalho nem na vida: ele sabe que a imposição do sistema que recusa não lhe dará trégua. E para tal, Pasolini não confere consciência bem definida, a das personagens planas com as quais estamos acostumados, dotadas de uma psicologia de aproximação.

  • 15/07 – Memórias de Ontem (1991) – 19h30
  • Direção de Isao Takahata
  • Japão, colorido, 118 min.
  • Curadoria de Gláuber Dainez
  • Cine Reflexão

 

Taeko vive sozinha em Tóquio, trabalha em um escritório e leva uma comum. Ao decidir sair de sua cidade pela primeira vez e fazer uma viagem, Taeko se dá mais do que a oportunidade de participar de uma colheita anual de açafrão-bastardo, durante esse percurso, em contato com outra realidade e novas pessoas, ela ganha espaço e passa a olhar com mais atenção para suas lembranças da infância, começa a questionar a própria vida e percebe que pode encontrar novos rumos para a sua, até então, previsível existência.

  • 16/07 – Crepúsculo dos Deuses (1950) – 16h
  • Direção de Billy Wilder
  • EUA, colorido, 115 min.
  • Curadoria livre

 

Clássicos do Cinema Mundial

Uma estrela veterana do cinema mudo se recusa a aceitar que seu reinado acabou. Então ela contrata um jovem roteirista para ajudá-la a reconquistar o sucesso. O escritor acredita que pode manipular a atriz, mas percebe que está redondamente enganado.

  • 16/07 – O Planeta Proibido (1956) – 19h30
  • Direção de Fred McLeod Wilcox
  • EUA, colorido. 98 min.
  • Curadoria: Claudia Bortolato e Mauro Guari

 

Cine Lado B

Com roteiro vagamente inspirado em A Tempestade (1611) de Shakespeare e sets de escala extraordinária, ainda tem a seu favor ser a primeira produção cinematográfica com desenho de som completamente eletrônico na história do cinema, e ainda, O Planeta Proibido, tem Robby, um robô seminal no cinema de Ficção Científica. Altair-4 é um planeta repleto de coisas interessantes, misteriosas e até aterrorizantes. Um planeta no qual a mente humana é diferente e o filme nos traz mistérios que assombram a imaginação. É o filme de estreia do ator Leslie Nielsen, no papel do comandante da equipe que chega ao planeta de céu verde, lar do Dr. Morbius (Walter Pidgeon) e sua filha (Anne Francis).

Semana 4

  • 20/07  Piedade – (2019) – 19h30
  • Direção de Cláudio Assis
  • Brasil, colorido, 85 min.
  • Curadoria: João e Carlos

 

Cineclube Poeira

A rotina dos moradores da cidade de Piedade é abalada pela chegada de uma grande empresa petrolífera, que decide expulsar todos de suas casas e empreendimentos para ter melhor acesso aos recursos naturais.

  • 21/07 – Amanhã Você Vai Embora (2021) – 19h30
  • Direção de Gê Filho e Wagner Kampynas
  • Brasil, colorido
  • Debate com os diretores

Jairo é um paciente internado no manicômio que espera ansiosamente por sua alta. Depois de anos, seu desejo pode ser realizado com a ajuda de seu médico e amigo Dr. Maurício, responsável por sua cura, porém uma enfermeira mórbida pode atrapalhar esse sonho. Surpresas e revelações fazem parte dessa história intrigante e perturbadora.

  • 23/07 – O Fiel Camareiro (1983) – 16h
  • Direção de Peter Yates
  • Inglaterra, colorido, 114 min.
  • Curadoria de Laerte Ziggiatti

O camareiro Norman dedicou os melhores anos de sua vida ao serviço de um ator egocêntrico. Sir, além de ator principal, dirige e administra uma companhia de teatro shakesperiana, que percorre as cidades inglesas. Numa noite apresenta o Rei Lear. Na seguinte, Othelo. Na próxima, Ricardo III ou outra peça qualquer de Shakespeare. Às vezes, fica tão sem rumo que precisa perguntar ao camareiro qual a peça em que vai atuar. Mais do que um simples camareiro, Norman é um confidente, apoiador moral, médico, massagista de seu patrão. Sir é o centro de sua vida. O filme se passa quase integralmente nos bastidores do teatro e a peça da noite é o Rei Lear, em sua ducentésima apresentação. Sir está tão esgotado e estressado, que não se lembra do texto inicial, tão confuso que troca a maquiagem de Lear pela de Othelo. A tarefa de Norman é colocá-lo em pé.

  • 23/07 – O CONTO (The Tale – 2018) – 19h30
  • Direção de Jennifer Fox
  • EUA, colorido, 114 min.
  • Curadoria: Nayara Lopes
  • Ciclo Mulheres na Direção

Jennifer (Laura Dern) tem uma ótima carreira como documentarista e professora e um relacionamento repleto de carinho e respeito mútuo com seu noivo, Martin (Common). Porém, quando sua mãe encontra uma história que ela escreveu para escola quando tinha 13 anos, ela é obrigada a revisitar um passado traumático e reconciliar suas lembranças com o que de fato aconteceu com ela.

Semana 5

  • 27/07 – Mostra de Cinema Indígena – 19h30
  • -Uma casa, uma vida (2013, Mato Grosso, T.I Xavante, Coletivo Raiz das imagens) – 24 minutos
  • -Retrato n. Krahô ou a identidade de um povo brasileiro (2011, Tocantins, Kraholandia, Edu Yatri I.)– 8 minutos
  • Curadoria de Ayurí e Coletivo Raiz das Imagens
  • + curtas realizados pelo projeto Ayurí- fapesp junto aos alunos indígenas da Unicamp.

 

Mediação de Marcelo Santa Rosa com a presença do coletivo Raiz das Imagens. Mediação de Marcelo Santa Rosa com a presença do coletivo Raiz das Imagens.

  • 29/07 – A Aventura (1960) – 15h
  • Direção de Michelangelo Antonioni
  • Itália, PB, 143 min.
  • Curadoria: Claudia Bortolato

Estudos sobre a História do cinema – Ciclo anos 1960: O colapso do cinema romântico e o advento do Modernismo

Iniciaremos a Trilogia da Incomunicabilidade de Michelangelo Antonioni, com A Aventura (1960). O segundo filme A Noite (1961) e o terceiro O Eclipse (1962) exibiremos nos próximos meses. Neste primeiro filme, uma frustrada jovem burguesa – Anna (Lea Massari) – desaparece durante um cruzeiro sem deixar rastro. O noivo, Sandro (Gabriele Ferzetti) e a melhor amiga Claudia (Monica Vitti), iniciam uma procura por Anna, mas acabam se envolvendo. É um novo romance? Amor ou passatempo?

  • 30/07 – O Homem Que Virou Suco (1981) – 19h30
  • Direção de João Batista de Andrade
  • Brasil, colorido, 97 min.
  • Curadoria livre
  • Cine Brasilidades

Um poeta popular do Nordeste chega a São Paulo, sobrevivendo apenas de suas poesias e folhetos. A sua vida muda quando ele é confundido com o operário de uma multinacional que matou o patrão em uma festa.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Orquestra Sinfônica de Campinas executa obra inédita de autor brasileiro no concerto de domingo

Apresentação da série Niza Tank terá "Danzas", peça inédita de Felipe...

Ana Paula Moreti e Jane Duboc celebram clássicos da MPB em show especial no Teatro Castro Mendes

O palco do Teatro Castro Mendes, em Campinas, será...

Rabeca Cultural recebe Ryan Keberle & Coletivo do Brasil em homenagem aos 80 anos de Ivan Lins

A Rabeca Cultural será palco, no próximo domingo (6),...

Inscrições para o Concurso Estímulo para Cantores Líricos 2025 são prorrogadas em Campinas

Cantores líricos de todo o país têm prazo estendido...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade