Apresentação da série “Carlos Gomes” acontece no dia 25 de julho, no Teatro Castro Mendes, com participação do solista Guido Sant’Anna e coreografia inédita da Companhia Dança de Campinas
Foto Firmino Pinton/PMC
O concerto terá regência do maestro Carlos Prazeres e contará com a participação especial do violinista Guido Sant’Anna como solista convidado
A Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas realiza mais um concerto gratuito da série “Carlos Gomes” na sexta-feira, 25 de julho, às 20h, no Teatro Castro Mendes. A apresentação trará ao público um repertório tradicional, com destaque para obras de Max Bruch e Igor Stravinsky.
O programa da noite inclui o célebre “Concerto para Violino nº 1”, de Max Bruch, e a suíte da obra “O Pássaro de Fogo”, na versão de 1919, do compositor russo Igor Stravinsky.
Clique aqui para fazer parte da comunidade do Jornal Local de Campinas no WhatsApp e receber notícias em primeira mão.
Ingressos gratuitos
Os ingressos poderão ser reservados a partir de 23 de julho, pelo Sympla ou diretamente na bilheteria do Teatro Castro Mendes. A entrada é gratuita, sujeita à lotação do espaço.
Maestro Carlos Prazeres e participação especial de Guido Sant’Anna
O concerto terá regência do maestro Carlos Prazeres e contará com a participação especial do violinista Guido Sant’Anna como solista convidado. A noite ainda terá uma apresentação da Companhia Dança de Campinas, proporcionando uma experiência de música e dança para o público.
Potência da combinação entre música e dança
O diretor da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, Wanilton Mahfuz, destaca a importância da combinação de várias frentes artísticas durante a apresentação.
“O concerto do dia 25 de julho será muito especial, com a participação da Companhia de Dança de Campinas, que enriquecerá ainda mais a apresentação da impressionante obra O Pássaro de Fogo, de I. Stravinsky”, afirma.
O diretor da Orquestra também celebra a presença do jovem violinista Guido Sant’Anna. “É uma grande alegria contar com Guido, que interpretará o Concerto nº 1, de Max Bruch. Ele é uma das maiores revelações brasileiras dos últimos anos”, explica.
Destaque internacional: quem é Guido Sant’Anna
Guido Sant’Anna começou a tocar violino aos 5 anos e, apenas dois anos depois, estreava com orquestra sob a batuta de Júlio Medaglia. Aos 8 anos, foi finalista do programa Prelúdio, da TV Cultura.
Desde 2012, Guido Sant’Anna, é bolsista da Cultura Artística, onde foi orientado pela professora Elisa Fukuda. Nascido em 2005, Guido tornou-se o primeiro brasileiro a participar do Concurso Internacional Yehudi Menuhin, em 2018, e, aos 17 anos, foi o primeiro sul-americano a vencer o prestigiado Concurso Internacional Fritz Kreisler, na Áustria, em 2022.
O reconhecimento internacional veio também da revista Forbes Brasil, que o incluiu na lista “30 Under 30” no mesmo ano. Como solista, já se apresentou com as principais orquestras do país e realizou recitais em países como Alemanha, Suíça, Reino Unido, Áustria, Chipre, Paraguai e Coreia do Sul. Atualmente, estuda com a violinista Mihaela Martin, na Kronberg Academy, na Alemanha.
Companhia Dança de Campinas
A Companhia de Dança de Campinas é reconhecida por sua excelência artística e por seu compromisso com a formação cultural da cidade. A coreografia, criada especialmente para a noite, destaca a força e intensidade da obra de Stravinsky, dando forma e movimento à trilha sinfônica. A direção artística é de Rosana Presente, com direção geral de Lúcia Teixeira, e coreografias assinadas por Carlos Santos, Luísa Righeto e Rosana Presente.
Festival de Inverno de Campos do Jordão
A apresentação que acontece em Campinas no dia 25 de julho será repetida no Festival de Inverno de Campos do Jordão no dia 27 de julho, às 11h, no Auditório Cláudio Santoro.
O concerto integra a programação de um dos festivais mais tradicionais do Brasil, do qual a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas participa desde a primeira edição. Diferente da apresentação em Campinas, a versão em Campos do Jordão não contará com a participação do corpo de dança.
Serviço – Concerto gratuito da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas
Data: sexta-feira, 25 de julho de 2025
Horário: 20h
Local: Teatro Castro Mendes – Campinas/SP
Ingressos gratuitos: Disponíveis a partir de 23 de julho pelo Sympla ou na bilheteria
Participações especiais: Maestro Carlos Prazeres, violinista Guido Sant’Anna e Companhia Dança de Campinas