23.8 C
Campinas
segunda-feira, junho 22, 2026
spot_img

Pressionado, Aras pede abertura de inquérito contra Pazuello por colapso na saúde em Manaus

Data:

O líder da Bancada na Câmara, deputado Enio Verri (PR), afirmou que Pazuello será investigado “por conduta omissiva e negligente durante a crise da falta de oxigênio, em Manaus”. Foto: Adriano Machado

A pedido do PT e demais partidos da Oposição, o procurador-geral da República, Augusto Aras, solicitou neste sábado (23) ao Supremo Tribunal Federal (STF) a abertura de inquérito contra o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, para apurar se houve omissão no enfrentamento da crise provocada pela falta de oxigênio para pacientes com Covid-19 em Manaus (AM).

Neste mês, aumentou vertiginosamente o número de casos e internações e dezenas de pacientes morreram devido à falta de abastecimento do oxigênio medicinal na região.

A decisão de Aras foi destaque nas redes sociais de parlamentares do PT. O líder da Bancada na Câmara, deputado Enio Verri (PR), enfatizou que Pazuello será investigado “por conduta omissiva e negligente durante a crise da falta de oxigênio, em Manaus”. Ele lembrou ainda que o governo Bolsonaro teve conhecimento da crise quase 10 dias antes, e nada fez para evitá-la.

Finalmente Augusto Aras pediu ao STF a abertura de inquérito contra Pazuello por omissão no colapso de Manaus”, comemorou a deputada Natália Bonavides (PT-RN). A parlamentar aproveitou ainda para propor que o procurador-geral da República autorize também os demais pedidos ainda pendentes contra “os crimes cometidos pelos integrantes do governo BolsonaroENIOI VERRI (PR), LÍDER DO PT NA CÂMARA DOS DEPUTADOS

O pedido do procurador Aras é uma resposta à representação feita por partidos políticos, que acionaram a PGR sob a alegação de que Pazuello e seus auxiliares têm adotado uma “conduta omissiva”. Nos últimos dias, a pressão de parlamentares e da opinião pública cresceu sobre a PGR.

“A Procuradoria-Geral da República pede ao STF abertura de inquérito sobre atuação de Pazuello na pandemia, a pedido do PT e dos demais partidos de Oposição”, comemorou o deputado Paulo Teixeira (PT-SP), em sua conta no Twitter.

Também no Twitter, o deputado Rubens Otoni (PT-GO) destacou que Augusto Aras, chefe da PGR e totalmente “submisso a Bolsonaro”, pediu ao STF neste final de semana abertura de inquérito contra Pazuello. “É Bolsonaro entregando a cabeça do seu ministro da Saúde para tentar salvar a sua própria pele. Tarde demais”, completou.

E a deputada Erika Kokay (PT-DF), ao comentar o pedido de abertura de inquérito contra Pazuello, para apurar a conduta do ministro no colapso da saúde pública em Manaus, afirmou que Pazuello foi omisso e Bolsonaro também foi. “Quando Aras vai abrir investigação contra o presidente genocida?”, provocou.

O deputado Rogério Correia (PT-MG) também destacou o pedido de abertura de inquérito contra Pazuello. “ Impeachment nas ruas e general da morte terá que responder pelo colapso na saúde de Manaus e pela falta de oxigênio nos hospitais”, afirmou.

Cloroquina

O deputado Odair Cunha (PT-MG) reforçou que a investigação do colapso da saúde no Amazonas é fundamental. Ele enfatizou que Pazuello sabia desde o dia 8 da falta de oxigênio, mas nada fez. “Ou melhor, atrapalhou mandando mais cloroquina. A política genocida do governo de Bolsonaro será derrubada”, frisou.

E o deputado José Guimarães (PT-CE) comemorou: “O ministro da morte vai ter que responder pelo colapso na saúde de Manaus e pela falta de oxigênio nos hospitais”.

O pedido de Aras também foi comentado pelos deputados Helder Salomão (PT-ES) e Paulo Pimenta (PT-RS).

Intempestividade

Ao comunicar a abertura de inquérito, Aras considera “possível intempestividade” nas ações de Pazuello, indicando que o ministro da Saúde pode ter demorado a reagir à crise em Manaus. O próprio governo já admitiu ao STF que a pasta sabia desde 8 de janeiro que havia escassez de oxigênio para os pacientes em Manaus, uma semana antes do colapso.

Ministério da Saúde, no entanto, iniciou a entrega de oxigênio apenas em 12 de janeiro, segundo as informações prestadas. A PGR menciona ainda que a pasta informou ter distribuído 120 mil unidades de hidroxicloroquina para tratamento da Covid-19 no dia 14 de janeiro, às vésperas do colapso. O medicamento não tem eficácia comprovada contra a doença.

Após o estouro da crise e declaração da própria Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre a inexistência de tratamento comprovado contra a Covid-19, Pazuello passou a negar que tenha recomendado a cloroquina para combater a enfermidade.

Punição

O ministro da Saúde pode responder pelos fatos nas esferas cível, administrativa e criminal, caso seja comprovada sua omissão na crise em Manaus. “Considerando que a possível intempestividade nas ações do representado (Pazuello), o qual tinha dever legal e possibilidade de agir para mitigar os resultados, pode caracterizar omissão passível de responsabilização cível, administrativa e/ou criminal, impõe-se o aprofundamento das investigações a fim de se obter elementos informativos robustos para a deflagração de eventual ação judicial”, afirma o procurador-geral.

A PGR quer que Pazuello preste depoimento para apresentar explicações sobre a sua atuação. Aras também enviou os autos à Polícia Federal para “adoção das medidas investigativas cabíveis”.

Do PT na Câmara

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Planalto comemora avanço de Lula nas pesquisas, mas adota discurso de cautela para 2026

Aliados avaliam que crescimento do presidente nas intenções de...

Pesquisa Apex/Futura mostra Lula à frente de Flávio Bolsonaro em cenários de primeiro e segundo turno

Levantamento nacional aponta melhora na avaliação do governo federal...

Flávio Bolsonaro não emplaca no Nordeste, onde o presidente Lula foi vitorioso em vários estados. na eleição de 2022

Especialistas apontam que acordos regionais, mas não garantem engajamento...

Lula participa da Cúpula do G7 na França em meio a tensões comerciais com EUA e União Europeia

Presidente brasileiro chega ao encontro das maiores economias industrializadas...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade