25.9 C
Campinas
sábado, setembro 13, 2025
spot_img

‘Prévia’ da inflação desacelera e vai a 0,57% em abril e está no menor nível em dois anos

Data:

Destaques para o recuo nos preços de batata inglesa (7,31%), cebola (-5,64%), óleo de soja (-4,75%) e carnes (-1,34%). Entre as altas, o IBGE cita a do ovo de galinha (4,36%). Foto Reuters Sérgio Moraes/Agencia Brasil

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) recuou pelo segundo mês seguida e ficou em 0,57% neste mês, abaixo tanto de março (0,69%) como de abril do ano passado (1,73%). Com isso, acumula 2,59% em 2023 e soma 4,16% em 12 meses – em abril de 2022, estava em 12,03%. O resultado, divulgado nesta quarta-feira (26) pelo IBGE, mostra que a “prévia” da inflação oficial está no menor nível em mais de dois anos.

Os nove grupos que compõem o indicador tiveram alta no mês, com destaque para Transporte: 1,44% e impacto de 0,29 ponto percentual na taxa total. Assim, apenas esse grupo, mesmo subindo um pouco menos (1,50% em março), representou metade do resultado de abril.

Gasolina e etanol: nova alta

A gasolina puxou a alta, com variação de 3,47% no mês. Sozinho, esse item representou a 0,17 ponto. O IBGE apurou ainda alta de 1,10% no etanol (1,96% no mês passado). Por outro lado, óleo diesel (-2,73%) e gás veicular (-2,17%) tiveram queda em abril, enquanto passagens aéreas registraram alta de 11,96%, após cair 5,32% em março.

Ainda nesse grupo, houve alta de 0,94% no item ônibus urbano, com reajustes em Fortaleza e Curitiba. O metrô também subiu (0,16%), com aumento no Rio de Janeiro. E o táxi teve leva alta, 0,07%, com “apropriação residual” do reajuste ocorrido em Belo Horizonte.

Reajuste no preço dos remédios

Já no grupo Saúde e Cuidados Pessoais, a alta de 1,04% foi, em boa parte, pelo aumento dos produtos farmacêuticos (1,86% e 0,06 ponto), depois de autorização do governo para reajuste dos medicamentos. Por sua vez, os itens de higiene pessoal subiram bem menos, de 2,36% para 0,35%, com queda nos perfumes (-1,99%). O plano de saúde aumentou 1,20%.

Em Habitação (0,48%), destaque para a alta de 0,84% (0,03 ponto) na energia elétrica residencial. Os preços médios do aluguel residencial também subiram neste mês (0,53%, em média).

Inflação dos alimentos não sobe

Alimentação e Bebidas ficou próximo da estabilidade (0,04%, ante 0,20% em março). Segundo o instituto, a alimentação no domicílio caiu 0,15%. Destaques para o recuo nos preços de batata inglesa (7,31%), cebola (-5,64%), óleo de soja (-4,75%) e carnes (-1,34%). Entre as altas, o IBGE cita a do ovo de galinha (4,36%).

Já a alimentação fora do domicílio foi de 0,68%, em março, para 0,55%. O lanche passou de 1,02% para 0,82%, enquanto a refeição teve resultado próximo ao do mês anterior (de 0,50% para 0,52%).

Entre as áreas pesquisadas, todas tiveram alta. O IPCA-15 variou de 0,27% (região metropolitana de Belo Horizonte) a 0,85% (Grande Curitiba). Em São Paulo, ficou em 0,52%, ante 0,59% no mês anterior.

O IPCA e o INPC são os índices do IBGE que atestam a inflação. Os números deste mês serão divulgados em 12 de maio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

China amplia importações e ajuda Brasil a bater recorde de exportações

Com tarifaço de Trump em vigor, vendas para EUA...

Receita vai exigir dados retroativos de fintechs para reforçar combate ao crime organizado

Secretário Robinson Barreirinhas diz que desinformação sobre Pix atrapalhou...

CGU abre 40 novos processos contra entidades e empresas por fraudes em mensalidades de aposentados

Investigação apura esquema de falsificação de fichas de filiação...

BC veta compra do Banco Master pelo BRB e trava expansão bilionária

Banco Central rejeita aquisição considerada estratégica pelo Banco de...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade