A Prefeitura de Campinas, por intermédio da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência e Inclusão Social (SMCAIS), encerra nesta quarta-feira, dia 2 de março, o projeto “Protejo”, uma parceria com o Ministério da Justiça, que como objetivo o fortalecimento e a emancipação juvenil por meio da formação de redes comunitárias. O evento de encerramento das atividades ocorre no Centro de Convivência Cultural Carlos Gomes, às 15 horas.
O projeto teve início em fevereiro de 2010 com encerramento das atividades neste mês de março. No total foram 745 horas de capacitação com o envolvimento de mais de 300 jovens e adolescentes que completaram a capacitação de um total inicial de 600. Divididos em grupos eles participaram de atividades de turismo, culturais, esportivas e educacionais.
No primeiro ciclo as ações foram desenvolvidas pelo Centro de Inclusão Digital e Aprendizagem Profissional (CIDAP), Obra Social São João Bosco e Centro de Orientação ao Adolescente de Campinas (COMEC). Na segunda etapa os projetos locais ficaram a cargo do Instituto Corpore para o Desenvolvimento da Qualidade de Vida e pela Sidericoudes & Brisola Assessoria e Consultoria Educacional e Tecnológica Ltda.
As ações implementadas pelas Organizações Não Governamentais (ONGs) tiveram supervisão e monitoramento do Núcleo de Trabalho Comunitário (NTC) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) em todos os polos de ação nos bairros: Itajaí, Campo Belo I e II, Jardim Fernanda, Vila Esperança e Vida Nova.