20.9 C
Campinas
segunda-feira, janeiro 13, 2025

Tem jazz na Rabeca Cultural com a nova iorquina Elsa Nilsson

Data:

A Rabeca Cultural convida para a apresentação internacional de Jazz “Músicas Brasileiras e Standards Americanos”, com a flautista nova iorquina Elsa Nilsson, que será acompanhada por Felipe Silveira ao piano, Thiago Alves no Baixo Acústico e Paulinho Vicente na Bateria. Será nossa última apresentação do ano, dia 20 de dezembro, sexta-feira, às 20h.

Na última década, a flautista, compositora e líder da banda Elsa Nilsson explorou conexões improváveis entre tendências da natureza humana, contradição e pluralismo e o mundo natural. Conceituista de todos os ângulos, o nativo de Gotemburgo deixou a Suécia para Seattle em 2005 antes de se estabelecer no Brooklyn em 2010. Sua amplitude de trabalho envolve urgência, improvisação de alto nível e orquestração cinematográfica em camadas; sua arte, um desejo sincero e acionável de colaborar com artistas multimodais e o mundo em mudança ao seu redor.

Uma estudiosa ao longo da vida, Elsa aborda cada novo projeto com curiosidade e investigação. Ela permite que os núcleos de uma ideia alterem e desenvolvam sua perspectiva. Sua abertura e refinamento levaram à colaboração – muitas vezes levando a gravações – com uma lista de visionários, incluindo Jon Cowherd, Chris Morrissey, Karl Berger, Robert Dick, Jamie Baum, Jessica Lurie, Rodrigo Recabarren, Marty Kenney, Santiago Leibson, Mark Ferber, Sebastian Noelle, Tina Raymond, Emma Dayhuff, a CMS improvisers Orchestra, Vinny Golia, Brad Shepik, Jovino Santos Neto, Chuck Deardorf, Jim Knapp e Bill Frisell através da concessão CMA Performance Plus com Dawn Clement. Os ouvintes gravitam o som de Elsa por sua busca verdadeira, momento a momento, dentro de seu atletismo e pulso lírico. Ela já apareceu nos EUA e internacionalmente no Nefertiti Jazz Club and Victoriateatern (Suécia), Winter Jazzfest, Earshot Jazz Festival, Recoleta International Jazz Festival, Mount Hood Jazz Festival, Aarhus Jazz Festival, Nublu Jazz Festival, National Sawdust, Blue Note Jazz Club, Cornelia Street Cafe, 55 Bar, Bar Bayeux, The Owl Music Parlor, Shapeshifter Lab, Roulette, Rockwood Music Hall, The Jazz Loft, The Nash (Arizona), Constellations (Chicago), Cliff Bell’s (Dallas), Cafe Coda (Wisconsin), The Blue Room (Kansas City, Missouri), The Black Cat (San Francisco) e Libretto (Califórnia).

A saída de Elsa envolve diversidade de som e textura. Ela explora o que é físico e intangível. Impulsionada por seu desejo de entender e se conectar melhor com o planeta e seus habitantes, ela cria projetos ambiciosos e orientados para a pesquisa que conquistaram reconhecimento de pares e elogios da crítica. Os lançamentos de líderes solo incluem Atlas Of Sound – Coast Redwoods (2022), Dark Is Light Is (2021), Hindsight (2020), After Us (2018) e Salt Wind (2017). Durante seu mandato com o aclamado conjunto Ethesis Quartet, Elsa e seus colegas artistas receberam elogios efusivos do JazzIz e All About Jazz, o primeiro elogiando seu som como “um multiverso de jazz que lhes permite fazer tudo em todos os lugares ao mesmo tempo … [deixando] os ouvintes se sentindo felizes exaustos pelo acidente final do címbalo”.

Em 2022, Elsa lançou Atlas of Sound – Coast Redwoods, o primeiro de uma série de lançamentos de trio inspirados na conexão humana com locais do mundo natural. Antes de entrar no estúdio, ela passa o tempo comungando com cada local, aprendendo com seu ambiente e ecossistema, para se inspirar em cada composição, além da gravação como um todo. Por causa da abstração da música instrumental, o que eu coloquei no mundo não me pertence mais, diz ela. Pertence ao ouvinte. Isso não significa que todo o pensamento e todo o processamento e todo o crescimento … tudo o que entra na criação de arte se foi. Significa apenas que está tirando sua própria vida. No outono de 2024, ela está pronta para emitir o Projeto Oasis, o segundo lançamento do Atlas do Som, pesquisado na Patagônia.

Ao longo de sua carreira, Elsa recebeu prêmios de prestígio, residências e financiamento de subsídios para apoiar sua pesquisa, composição e performances. Seu trabalho apareceu em DownBeat, Jazzwise, Textura, Bandcamp, Broadway World, Jazziz, All About Jazz, New York Jazz Record, Sound in Review e Hot House Jazz Guide. Ela é a vencedora de 2018 do Concurso de Flauta de Jazz da National Flute Association e a ganhadora de várias bolsas da Chamber Music America, incluindo uma bolsa da New Jazz Works de 2022 para a Band of Pulses, cujo lançamento Pulses apresenta a voz da Dra. Maya Angelou e “explora a interseção entre a linguagem falada e o jazz”. O projeto foi lançado em outubro de 2023 no National Sawdust, seguido por uma série de apresentações apresentadas no Earshot Jazz Festival, Winter Jazzfest, The Black Cat em São Francisco, The Owl Music Parlor e locais e eventos mais icônicos.

O mentoria e o engajamento da comunidade são parte integrante da expressão de Elsa. Ela se formou na academia Hvitfeldtska em Gotemburgo antes de receber seu bacharelado em música pela Cornish College of the Arts em Seattle, seguida por seu mestre da música da NYU. Seus instrutores incluem Chris Potter, Peter Bernstien, Tony Moreno, Ralph Alessi, Kenny Werner, Robert Dick, Jovino Santos Neto, Brad Shepik e Dawn Clement – muitos dos quais a inspiraram a se tornar uma mentora para os outros. Ela atuou como professora de Análise Rítmica e Artística Socialmente Engajada na The New School for Jazz and Contemporary Music desde 2020, e liderou master classes na University of Madison, Kansas University, CCM, Cincinnati Public Schools Jazz Academy, Indiana University e Ann Arbor Arts Clinic. Em 2018-20, Elsa serviu a Organização das Mulheres no Jazz (WIJO) como coordenadora do programa para seu programa de orientação. Durante os primeiros meses do bloqueio da pandemia, ela lançou e hospedou o Lattice Concerts, eventos noturnos de streaming para manter a música em andamento e se conectar praticamente com aqueles ao seu redor.

Serviço

Músicas brasileiras e standards americanos

Elsa Nilsson – Flauta

Felipe Silveira- Piano

Thiago Alves – Baixo Acústico 

Paulinho Vicente – Bateria

Data 20 de dezembro – Sexta-feira – ás 20h

Ingressos R$ 40,00. Crianças até 12 anos pagam meia entrada. Antecipados até às 17h do dia 20 de dezembro, sexta-feira, pelo whatsapp 19 997206186, ou na portaria a partir das 19h.

Rabeca Cultural

Av. Dona Maria Franco Salgado, 250, Sousas, Campinas.

Venham agasalhados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Prefeitura diz que entrega Centro de Convivência em maio

A segunda fase das obras do Centro de Convivência Cultural "Carlos...

Dia 17 tem show musical na Rabeca Cultural com a cantora Beatriz Raposo

A Rabeca Cultural convida para o primeiro concerto do...

Projeto Primeira Nota está com o cadastro para matrículas aberto

O projeto Primeira Nota está com o cadastro aberto...

Obras restauradas do 8/1 começam a chegar ao Palácio do Planalto

Nesta quarta-feira (8), quando se completam dois anos dos...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363