Com três edições realizadas desde seu lançamento, o programa Varal Solidário da Prefeitura de Campinas já beneficiou 690 famílias com a doação de roupas e calçados. Organizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social, a iniciativa leva dignidade e acolhimento a famílias em situação de vulnerabilidade, promovendo acesso a vestuário de forma humanizada e gratuita.
A iniciativa é uma das beneficiárias da Campanha do Agasalho 2025, que fornece parte das peças arrecadadas para abastecer as ações. As três edições realizadas até o momento aconteceram nos bairros Jardim São Marcos (196 famílias atendidas), Vila Castelo Branco (165 famílias) e Cidade Singer (329 famílias). Em cada uma delas, o formato replicou a experiência de uma loja de roupas, simulando o ambiente de uma loja e respeitando as preferências individuais dos beneficiários.
Ação de cuidado e cidadania
“A ideia do Varal Solidário é oferecer muito mais do que roupas. É uma ação de cuidado e cidadania. Nosso objetivo é que as pessoas se sintam respeitadas, acolhidas e fortalecidas para seguir em frente com mais dignidade”, afirmou Vandecleya Moro.
Além das roupas, os eventos também oferecem orientação sobre o Cadastro Único e programas sociais como o Bem Campinas e Renda Campinas. A ação costuma contar com a participação de voluntários, grupos comunitários e instituições parceiras, criando um ambiente colaborativo e de escuta ativa.
Campanha do Agasalho
A Campanha do Agasalho 2025, que apoia o Varal Solidário, além de outras ações da rede socioassistencial, segue até 31 de julho e já conta com 81 pontos de arrecadação espalhados por toda a cidade. O “Dia D” da campanha será em 17 de maio, no Paço Municipal, com sistema drive-thru para facilitar as doações.
Para mais informações sobre como participar ou contribuir com a Campanha do Agasalho, acesse: https://campinas.sp.gov.br/sites/campanhadoagasalho/a-campanha.