18.2 C
Campinas
quinta-feira, julho 23, 2026
spot_img

Veja a lista de candidatos que estão entre acusados na CPI da Covid

Data:

O ex-ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, acusado entre outras coisas de emprego irregular de verbas públicas, prevaricação, comunicação falsa de crime, crimes contra a humanidade. Foto Reprodução

 

 

 

Se candidataram a algum cargo nas eleições deste ano, 20 dos 78 políticos acusados de crimes pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Senado, a CPI da Covid, que começou apurando os desmandos do governo de Jair Bolsonaro (PL) durante a pandemia do novo coronavírus e terminou com pedidos de indiciamento de mais de 70 políticos.

Leia aqui relatório final da CPI da Covid com pedido de indiciamento dos acusados.

Entre os acusados-candidatos, segundo levantamento feito pelo jornal O Globo, estão Bolsonaro, Eduardo Pazuello e Onyx Lorenzoni.

Bolsonaro, candidato à reeleição para a presidência da República, foi acusado formalmente pela CPI da Covid de ter cometido nove crimes: prevaricação; charlatanismo; epidemia com resultado morte; infração a medidas sanitárias preventivas; emprego irregular de verba pública; incitação ao crime; falsificação de documentos particulares; crime de responsabilidade e crimes contra a humanidade.

Onyx Lorenzoni (PL), acusado de incitação ao crime e crimes contra a humanidade, que foi ministro da Cidadania, da Casa Civil, do Trabalho e da Previdência e da Secretária-geral da Presidência – todos cargos ocupados durante a gestão Bolsonaro – concorre ao governo do Rio Grande do Sul.

O ex-ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, acusado entre outras coisas de emprego irregular de verbas públicas, prevaricação, comunicação falsa de crime, crimes contra a humanidade, tenta uma vaga de deputado federal pelo Rio de Janeiro pelo PL.

 

 

Confira a lista completa dos acusados pela CPI da Covid que são candidatos:

  • Jair Bolsonaro – candidato a presidente da República. Dentre as acusações presentes no relatório final da CPI estão charlatanismo, incitação ao crime, falsificação de documento, emprego irregular de verbas públicas, crime contra a humanidade
  • Walter Braga Neto – candidato a vice-presidente da República. Acusação contra ele é de epidemia com resultado de morte
  • Eduardo Pazuello – candidato a deputado federal pelo Rio de Janeiro. Dentre as acusações contra ele estão emprego irregular de verbas públicas, prevaricação, comunicação falsa de crime, crimes contra a humanidade.
  • Onyx Lorenzoni – candidato ao governo de Rio Grande do Sul. Foi acusado de incitação ao crime e crimes contra a humanidade.
  • Wilson Lima – candidato à reeleição ao governo do Amazonas. Acusações contra ele prevaricação e epidemia com resultado morte.
  • Ricardo Barros – candidato à reeleição como deputado federal pelo Paraná. Acusado de incitação ao crime e advocacia administrativa, formação de organização criminosa e improbidade administrativa.
  • Eduardo Bolsonaro – candidato à reeleição como deputado federal por São Paulo. Incitação ao crime.
  • Bia Kicis – candidata à reeleição como deputada federal pelo Distrito Federal. Incitação ao crime.
  • Carla Zambelli – candidata à reeleição como deputada federal por São Paulo. Incitação ao crime.
  • Osmar Terra – candidato à reeleição como deputado federal pelo Rio Grande do Sul. Epidemia com resultado morte e incitação ao crime.
  • Carlos Jordy – candidato à reeleição como deputado federal pelo Rio de Janeiro. Incitação ao crime.
  • Nise Yamaguchi – candidata a deputada federal por São Paulo. Epidemia com resultado morte.
  • Arthur Weintraub – candidato a deputado federal por São Paulo . Epidemia com resultado morte.
  • Mayra Pinheiro, conhecida como Capitã Cloroquina – candidata a deputada estadual pelo Ceará. Epidemia com resultado morte e crimes contra a humanidade.
  • Paulo Eneas – candidato a deputado estadual por São Paulo. Incitação ao crime sob acusação de disseminar fake news.
  • Otávio Fakhoury – candidato à suplência do senado pelo Amapá. Incitação ao crime sob acusação de disseminar fake news.
  • Oswaldo Eustáquio – candidato a deputado federal pelo Paraná. Incitação ao crime sob acusação de disseminar fake news.
  • Tércio Arnaud – candidato à suplência do Senado pela Paraíba. Incitação ao crime.
  • Roberto Jefferson – candidato à presidência da República. Incitação ao crime sob acusação de disseminar fake news.
  • Amilton Gomes de Paula, conhecido como Reverendo Amilton – candidato a deputado distrital. Acusado de tráfico de influência.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Lula adia decisão sobre debates na TV e consulta equipe de campanha antes de definir estratégia

Presidente pediu avaliação do núcleo político sobre participação nos...

Campanha de Lula deve mudar estratégia para debates do 1º turno e o presidente não deve participar

Com liderança nas pesquisas de intenção de voto, presidente...

Pesquisa Real Time Big Data mostra Lula à frente de Flávio Bolsonaro no 1º turno

Levantamento realizado com 2 mil eleitores aponta o presidente...

Pesquisa Genial/Quaest mostra Lula à frente de Flávio Bolsonaro na corrida presidencial

Levantamento divulgado nesta quarta-feira aponta vantagem do presidente nas...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade