26.2 C
Campinas
terça-feira, agosto 4, 2026
spot_img

Vereadores aprovam pareceres das contas dos ex-prefeitos Demétrio e Serafim, mas Hélio fica inelegível até 2026

Data:

Hélio de Oliveira Santos (PDT)

Os vereadores de Campinas aprovaram na noite desta quarta (28) os pareceres do Tribunal de Contas do Estado (TCE-SP) em relação às contas da prefeitura de 2013 e 2014 – ambas do prefeito Jonas Donizette, aprovadas pelo órgão – e de 2011, rejeitadas, ano em que a cidade teve três prefeitos diferentes – Hélio de Oliveira Santos (PDT), Demétrio Vilagra (PT) e Pedro Serafim (então no PDT). Em decorrência do ineditismo da situação de 2011, a decisão dos parlamentares incluiu uma emenda que eximiu Demétrio e Serafim de responsabilidade sobre os erros que geraram a rejeição das contas e, consequentemente, ambos não sofrerão a pena de inelegibilidade.

Segundo a emenda assinada por mais de 20 vereadores, “embora tenham sido integralmente rejeitadas as contas da Prefeitura Municipal referentes ao exercício de 2011, fica consignado que a Câmara Municipal de Campinas não vislumbrou relação entre as condutas de Demétrio Vilagra e Pedro Serafim com os fatos que ensejaram a rejeição dessas contas, razão pela qual eles não são considerados responsáveis pela mencionada rejeição”. Vale lembrar que a Câmara consultou o TCE sobre a possibilidade de haver decisões diferentes para os diferentes prefeitos e o órgão informou que a Casa tinha autonomia para tomar esta decisão.

O Decreto Legislativo que endossa o parecer do TCE foi aprovado por 28 votos, enquanto a emenda teve 26 votos favoráveis, dois contrários (de Mariana Conti -PSOL  e Filipe Marchesi – PR) , e uma abstenção, de Marcos Bernardelli (PSDB). Desta forma, a rejeição das contas no exercício de 2011 foi mantida, porém Hélio foi o único responsabilizado e, como tal, fica inelegível por oito anos, ou seja, até o ano de 2026.

Entre as diversas irregularidades apontadas pelo TCE estão despesas insuficientes em Educação, não-preenchimento de fichas de fiscalização do sistema Audesp,  falta de pagamentos de precatórios , falta de transparência no balanço fiscal,  ausência de declaração de bens de secretários municipais e desvios de finalidade em contas.

Quanto aos pareceres do TCE que aprovaram as contas de 2013 e 2014, ambos  foram endossados com 27 votos a favor e um contrário, da vereadora Mariana Conti (PSOL).

Três prefeitos

Em 2011, Hélio de Oliveira Santos permaneceu oficialmente à frente do governo de 1º de janeiro a 20 de agosto, quando saiu cassado pelo Legislativo em virtude de envolvimento com a corrupção no que ficou então conhecido como “Caso Sanasa”. Demétrio Vilagra assumiu de 23 de agosto a 19 de outubro, quando foi afastado temporariamente por causa da investigação então conduzida pela Câmara, tendo sido substituído no dia 21 de outubro pelo então presidente da Câmara Pedro Serafim – que assumiu como prefeito interino até 2 de novembro.

Em 3 de novembro o petista reassumiu o cargo no qual permaneceu até 21 de dezembro, quando também foi cassado pela Câmara. Pedro Serafim então assumiu definitivamente como prefeito em 22 de dezembro, permanecendo até o final de 2012.   Ou seja, na prática 2011 teve Hélio como prefeito por 232 dos 365 dias do ano; Demétrio por 104 dias (divididos em um período de 56 dias e outro de 48); e Serafim por 22 dias (divididos em um período de 13 dias e outro de nove dias).

Parecer de 2012 é o único pendente

Com a votação desta noite, a Câmara de Campinas tem agora apenas um parecer do TCE pendente a ser votado, o do ano de 2012. O prefeito de então era Pedro Serafim e o Tribunal rejeitou as contas apresentadas pela administração. As Comissões Permanentes de Constituição e Legalidade e de Finanças e Orçamento estão finalizando o parecer sobre a peça para que ela seja votada, o que deve ocorrer ainda neste primeiro semestre..

Vale lembrar que a Câmara já chegou a “acumular” pareceres por mais de dez anos sem que fossem levados à votação, porém, quando o vereador Rafa Zimbaldi (PP) assumiu a presidência da Câmara em 2015, publicou determinação de que elas têm de ser votados no máximo um ano após o TCE protocolá-las na Casa. Com isso, o processo foi agilizado.

As contas de 2012, inclusive, só não foram votadas no ano passado porque a Câmara teve que devolver o processo de 2011 ao TCE e esperar resposta daquele órgão e, além disso, como estava sendo votado o Plano Diretor de Campinas e a Casa definiu pela realização de seis audiências públicas,  houve atraso na análise do parecer.

“Também passamos a tornar público no portal da Transparência da Câmara o status de todos os pareceres das contas, ou seja, quando foram entregues pelo TCE, quando foram ou deverão ser votados  e qual o resultado da votação”, acrescenta Rafa Zimbaldi.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Pedido de doações por Pix de Flávio Bolsonaro reacende debate sobre financiamento eleitoral

Arrecadação por meio de transferências de pessoas físicas é...

Republicanos diz não a Flávio Bolsonaro e decide pela neutralidade na disputa presidencial

Maioria dos diretórios estaduais defendeu independência na eleição presidencial....

Lula é oficializado candidato à reeleição e convenção reúne frente inédita de partidos desde 1989

Convenção nacional realizada em São Paulo confirmou a candidatura...

Pesquisa Atlas/Bloomberg mostra Lula à frente de Flávio Bolsonaro no primeiro e no segundo turno

Levantamento aponta vantagem do presidente em todos os cenários...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade