Anel viário da Rodovia D. Pedro I e construção da Avenida Mackenzie até Sousas são alguns dos projetos de melhorias para o distrito
As melhorias para o trânsito de Sousas são polêmicas e necessárias. O Jornal Local entrevistou o secretário de Planejamento da Prefeitura de Campinas, Alair Godoy que esclareceu o assunto e previsão de início das obras que estão desacreditadas pela população local. As obras descritas abaixo estão aprovadas e aguardando liberação para serem iniciadas.
Hoje todo o fluxo dos distritos é concentrado na Avenida Antonio Carlos Couto de Barros, para solucionar o problema será feito o prolongamento da Avenida Alexandrre Mackenzie até o Cam 10, (Portaria 2 do Caminhos de San Conrado). “Toda a Avenida Mario Garnero está em Área de Preservação Permanente (APP), ela não pode ser duplicada. Existe um novo loteamento sendo aprovado, o Três Pontes do Atibaia, que fica logo após o San Conrado. A construção do novo acesso irá aliviar de 30, 40 % do trânsito, melhorando também o centrinho de Sousas”, afirma Alair.
Está previsto um anel viário na entrada de Sousas, logo após a Sanasa, para retorno em direção a Escola Comunitária ou para Campinas, onde a Avenida Mackenzie terá acesso futuramente, pois haverão novos loteamentos nessa região.
Será feito ainda, o prolongamento do trecho urbano do CAM 10 (atual estrada de terra San Conrado/Shopping Galleria), tem capacidade acima de 3.600 veículos por hora, com duas pistas de cada lado. Dara vazão aos moradores dos condomínios Três Pontes, Colinas do Atibaia e San Conrado para desafogar a Avenida Mario Garnero e viário de Sousas. Esse projeto foi licenciado recentemente pela Secretaria Estadual do meio ambiente e tem uma série de recomendações e condicionamentos inclusive do próprio Congeapa.
Outra melhoria será o acesso direto à Joaquim Egídio, chamada de Cam 127, ela liga o distrito à Rodovia Dom Pedro I. “As outras vias de acesso a Joaquim Egídio não podem ser ampliadas devido ao plano da APA (Área de Proteção Ambiental), e as casas beira rio fazem parte da historia de Sousas e não podem ser descaracterizadas”, conclui Godoy.
A previsão de entrega das obras ficou estimado para início imediato a Avenida Alexandre Mackenzie, pois já existe o licenciamento ambiental. A médio prazo, mais ou menos cinco anos, a demanda vai exigir que seja feito a duplicação da mesma avenida. E a longo prazo, dez anos, a Cam 10, onde será transferida a portaria do San Conrado, passado a ser a principal entrada do loteamento. Os valores das obras ainda não foram divulgados.
Dom Pedro I e acesso à Sousas
A Odebrecht, atual concessionária da Rodovia Dom Pedro I, terá o prazo de três anos para a construção de alças do trevo em formato de 8 como: O trecho de Sousas, cruzamento da Rodovia D. Pedro I com a Rodovia Heitor Penteado e Rodovia Magalhães Teixeira será complementado por um viaduto de retorno entre este trevo e trevo de Valinhos, permitindo o acesso do tráfego originado na Rodovia Anhanguera ou na Rodovia Magalhães Teixeira à Sousas; Será implantado trevo para dar acesso da Rodovia D. Pedro I para Avenida Dr. Carlos Grimaldi, oferecendo maior segurança aos usuários da região e visando futura ligação do CAM 10 (atual estrada de terra San Conrado/Shopping Galleria com a Avenida Dr. Carlos Grimaldi); Complementação do trevo da Avenida Mackenzie com a Rodovia D. Pedro I, construindo novas alças, possibilitando a ligação direta ao ramo sul da Rodovia D. Pedro I. Tal ligação irá trazer a diminuição do tráfego, da Rodovia Heitor Penteado. Também está prevista, a saída direta para a marginal norte, da mesma rodovia, evitando deslocamento desnecessários, pelas alças do trevo.
Caroline Nunes