23.8 C
Campinas
quinta-feira, julho 16, 2026
spot_img

Congresso, STF e Planalto barram anistia ampla e deixa Bolsonaro isolado

Data:

Costura conduzida pelo presidente da Câmara, Hugo Motta, garante derrota do projeto da extrema direita e abre espaço apenas para revisão de penas de réus de menor participação no 8 de janeiro

Por Sandra Venancio – Foto Lula Marques//Agencia Brasil


O projeto de anistia “ampla, geral e irrestrita” que buscava livrar Jair Bolsonaro (PL) da prisão foi sepultado nesta semana após articulação conjunta entre o Congresso, o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Planalto. A movimentação, liderada pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), enterrou de vez a possibilidade de perdão ao ex-presidente e redesenhou o debate para tratar apenas dos chamados “bagrinhos”, militantes de base condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro.

>> Siga o canal do Jornal Local no WhatsApp

A manobra central foi derrotar o regime de urgência do projeto do deputado-pastor Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), o que impede a votação imediata da anistia.

A decisão política se soma a um argumento jurídico: atropelar o processo logo após a condenação de Bolsonaro a 27 anos de prisão poderia ser interpretado como afronta direta ao STF.

No novo desenho, apenas os réus de menor participação podem ter revisão de regime de pena, sem afetar as condenações da cúpula que arquitetou os ataques.

Em contrapartida, o Centrão negocia a PEC da Blindagem, em versão reduzida, que restabelece a exigência de autorização prévia do Congresso para abertura de processos contra parlamentares, com prazo definido para deliberação.

O saldo político é que Bolsonaro permanece isolado e sem perspectivas de anistia, enquanto sua militância pode obter algum alívio, e o Centrão capitaliza o momento para emplacar ganhos institucionais.

A engenharia política deixa claro o recado das instituições: conter excessos do Supremo sem desmoralizar a Corte e, sobretudo, evitar qualquer gesto que reabilite o ex-presidente. Em resumo, o perdão irrestrito morreu, os “peixes pequenos” podem respirar, mas Bolsonaro segue encarcerado e sem saída política.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Flávio Bolsonaro apresenta versões diferentes após divulgação de foto com Sicário

Senador alterou nota oficial e levantou dúvida sobre autenticidade...

Quaest: maioria atribui tarifaço dos EUA à atuação de Flávio Bolsonaro, aponta pesquisa

Levantamento divulgado nesta quinta-feira (16) mostra crescimento da parcela...

PF conclui primeiro inquérito da Operação Sem Desconto e indicia 48; Lulinha fica fora da lista

Investigação sobre descontos indevidos em aposentadorias e pensões do...

Tarifaço dos EUA leva governo Lula a reagir com Lei de Reciprocidade e promessa de ação na OMC

Após confirmação de tarifas de 25% pelos Estados Unidos...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade