22.9 C
Campinas
sábado, fevereiro 21, 2026
spot_img

Lula retorna ao Brasil e deve anunciar Jorge Messias para o Supremo nos próximos dias

Data:

Advogado-geral da União é o favorito para ocupar a vaga deixada por Luís Roberto Barroso; decisão de Lula envolve cálculos políticos e resistência no Senado

Por Sandra Venancio

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarca no Brasil nesta terça-feira (28) após uma agenda de compromissos oficiais na Ásia. De volta ao país, o chefe do Executivo deve enfrentar uma das decisões mais sensíveis e aguardadas de seu governo: a escolha do novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), que ocupará a vaga aberta com a saída de Luís Roberto Barroso da Corte.

>> Siga o canal do Jornal Local no WhatsApp

Antes de embarcar para o continente asiático, Lula havia sinalizado a ministros e auxiliares a intenção de indicar o advogado-geral da União, Jorge Messias, para o cargo. Conhecido por seu perfil técnico e discreto, Messias é considerado o favorito do presidente, mas a confirmação foi adiada e deve ocorrer nos próximos dias, após novas rodadas de articulação política em Brasília.

Atual Advogado-Geral da União, Jorge Messias é servidor de carreira e ganhou destaque durante os governos petistas por sua atuação jurídica sólida e postura institucional. Foto Rafa Neddermeyer/Agencia Brasil

Jorge Messias: perfil técnico e apoio dentro do governo

Atual Advogado-Geral da União, Jorge Messias é servidor de carreira e ganhou destaque durante os governos petistas por sua atuação jurídica sólida e postura institucional. Ele conta com apoio de ministros próximos a Lula e até de setores moderados da oposição, o que o torna um nome de consenso dentro do Planalto.

https://twitter.com/PedroRonchi2/status/1980090972953337957

Apesar disso, a aprovação no Senado é vista como um dos principais desafios. O nome do indicado ao STF precisa passar por sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e ser aprovado pela maioria absoluta dos 81 senadores.

Bastidores e disputa com Rodrigo Pacheco

A definição de Lula ficou mais complexa após uma reunião reservada com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), no Palácio da Alvorada, na véspera da viagem presidencial. Segundo interlocutores do Planalto, se o encontro tivesse resultado em pleno acordo, o anúncio de Messias já teria sido feito antes da partida.

Nos bastidores do Congresso, há um grupo que defende a indicação do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), ex-presidente do Senado, como alternativa ao nome de Messias. Alcolumbre, responsável por pautar a sabatina e a votação dos indicados ao Supremo, seria um dos articuladores dessa hipótese.

Questionado sobre o tema, Alcolumbre respondeu de forma enigmática aos jornalistas:

“Se o cara estiver morto, ele está vivo. Se o cara está vivo, ele está morto. O ‘se’ é muito complicado.”

Cálculo político e 2026 no horizonte

A decisão de Lula não é apenas jurídica — tem também peso estratégico e eleitoral. O presidente vê em Pacheco um aliado potencial para a disputa ao governo de Minas Gerais em 2026, estado-chave para qualquer campanha presidencial. Segundo sondagens do Instituto Paraná Pesquisas, o senador aparece entre os nomes mais competitivos para o pleito.

Enquanto o Planalto tenta equilibrar pressões políticas e institucionais, a expectativa é que o anúncio do novo ministro ocorra até o fim desta semana. Caso a escolha recaia mesmo sobre Jorge Messias, a indicação marcará a consolidação de uma Corte majoritariamente composta por juristas ligados à era petista, o que reforça o peso político das próximas decisões do Supremo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

STF transforma Eduardo Bolsonaro em réu por coação e abre ação penal na primeira turma

Denúncia da PGR foi aceita por quatro ministros e...

Tarcísio reage a homenagem a Lula no Carnaval, faz vídeo com Nikolas e critica decisões judiciais contra Bolsonaro

Governador cita “uso seletivo da lei” e questiona desfile...

Lula desembarca na Índia para cúpula de Inteligência Artificial e agenda estratégica com Narendra Modi

Viagem inclui debate sobre governança global, comércio bilionário e...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade