22.9 C
Campinas
quinta-feira, novembro 21, 2024

FALTAM DOIS MESES E MEIO PARA EXPIRAR PRAZO DE RECADASTRAMENTO DE ARMAS

Data:

Porém, apenas 170 mil, do total de 15 milhões de armas

registradas no País, foram recadastradas até agora.

Não é por acaso que aproximadamente 14,83 milhões de armas ainda não foram recadastradas, podendo-se prever que dificilmente deverão cumprir a exigência contida no Estatuto do Desarmamento até o prazo estabelecido na regulamentação da lei, que expira em 2 de julho próximo. O baixo índice de recadastramento deve-se às exigências contidas na legislação, que praticamente inviabilizam o registro, bem como sua renovação a cada três anos.

A taxa de renovação, os testes práticos de tiro e exames psicotécnicos exigidos atingem custos variáveis entre seiscentos e mil reais, dependendo da cidade ou Estado, tornando-se inviável ante o perfil econômico e a renda média do Brasil. Além disso, o recadastramento deverá ser feito pela Internet, à qual ainda não têm acesso 84 milhões de brasileiros, incluindo numerosos proprietários de armas, em especial os residentes no campo. Esses pré-requisitos são discriminatórios e impedem grande contingente de pessoas de manter armas legalmente compradas e regularizadas. “Tal problema contraria o resultado do Referendo Popular de 23 de outubro de 2005, quando, democraticamente, 60 milhões de eleitores (63,94% dos votos válidos) disseram “não” à proibição da venda de armamentos”, argumenta o presidente do Movimento Viva Brasil (MVB), o professor Bene Barbosa.

Outro impasse é referente à logística e à infra-estrutura da Polícia Federal, órgão responsável pelo recadastramento, para atender à imensa demanda existente. As dificuldades incluem as dimensões continentais do Brasil e áreas de difícil acesso. São apenas 400 psicólogos e 69 instrutores de tiro cadastrados pela Polícia Federal, para avaliarem 15 milhões de laudos em todo o Brasil. Isso significa que faltam profissionais preparados para esta ação. Considerando as 14,83 milhões de armas ainda a serem recadastradas, cada psicólogo teria de fazer 37.075 exames e cada instrutor teria de atender 214.927 brasileiros. Isto, num prazo inferior a dois meses e meio. Com base em todas as exigências propostas pelo Estatuto, a partir de 3 de julho, cerca de 14 milhões de brasileiros poderão migrar para a ilegalidade, ficando sujeitos à pena de três anos de detenção.

Segundo Bene Barbosa, a lei, muito distante da realidade brasileira, coloca, agora, um desafio praticamente intransponível, inclusive para as autoridades competentes, no sentido de que se cumpram os prazos e as exigências do recadastramento. São cerca de 15 milhões de unidades, cinco milhões registradas no Sinarm (Sistema Nacional de Armas) da Polícia Federal e 10 milhões, nos antigos cadastros das secretarias estaduais de Segurança Pública. Deste total — e desde a promulgação do Estatuto do Desarmamento (Lei Federal 10.826), em dezembro de 2003 — foram recadastradas, em todo o País, somente 170 mil armas. Considerando-se o período compreendido entre janeiro de 2004 e abril de 2007 (40 meses), foram apenas 4.250 mil mensalmente.

Levando-se em conta os dois meses e meio restantes (maio e junho) para expirar o prazo de recadastramento, seria ilógico imaginar o registro, em tão curto período, das 14,83 milhões de armas restantes, ou seja, mais de 200 mil por dia útil. A cada um dos dias até a expiração do prazo teria de ser registrado o mesmo número de unidades verificado desde 2003. Esses dados reais são congruentes com pesquisa do Ibope que demonstrou: só 10% dos proprietários farão o recadastramento caso se mantenha o complicado conjunto de normas previstas na lei. “A rigor, a população atesta a inviabilidade das exigências e expressa seu descontentamento com o conteúdo da lei, por meio da atitude de não recadastrar”, explica o presidente do MVB, salientando: “Tais distorções existem apenas porque o Estatuto do Desarmamento foi concebido à luz do “sim” no Referendo de outubro, ou seja, para uma situação de total proibição à venda de armas no Brasil. E, agora, o brasileiro que conquistou o direito à defesa, exige a prerrogativa de permanecer na legalidade”.

A baixa porcentagem de recadastramento até agora comprova o resultado do referendo relativo ao Estatuto do Desarmamento, realizado em 23 de outubro de 2005, quando os brasileiros votaram contra a proibição e a favor de seu direito à defesa.

Considerando todos esses problemas, o MVB propõe as seguintes mudanças no Estatuto do Desarmamento, adequando-o à vontade expressa nas urnas pelo eleitorado:

– Mudança do prazo para recadastramento – de 3 para 10 anos;

– Fixação de valor da taxa de recadastramento em R$ 50,00 e que os exames de capacitação técnica e psicotécnica sejam tabelados pela Polícia Federal no valor de R$ 50,00 cada;

– Autorização para realização dos exames por profissionais capacitados e habilitados, mesmo que não tenham vínculo com a Polícia Federal;

– Concessão da Anistia a todos os proprietários de armas que tenham boa fé e por motivos de desconhecimento não fez o devido cadastramento à época devida;

– Divulgação em massa e em maior período possível de campanha de esclarecimento da necessidade do recadastramento, sendo a cada 10 anos das armas com registro e convocação para registro das armas em situação irregular.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Saúde entrega para unidades básicas vacina contra Covid-19

A Secretaria de Saúde de Campinas iniciou nesta quarta-feira,...

Bem-Estar Animal realiza 2ª feira de adoção de cães e gatos na Lagoa do Taquaral

Evento ocorre no próximo domingo, 23, no portão 1...

Três linhas de ônibus terão trajetos alterados a partir de segunda, 27

Os usuários do transporte público coletivo que utilizam as...

MPSP obtém liminar para que Campinas elabore planos de manejo para três unidades de conservação

No dia 14 de novembro, a Promotoria de Justiça...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363