Vídeo com IA de Jair Bolsonaro na convenção do PL pode gerar ações no TSE e no STF

Data:

Especialistas apontam possível violação às regras eleitorais e às medidas cautelares impostas ao ex-presidente, que cumpre prisão domiciliar

<OUÇA A REPORTAGEM>

A exibição de um vídeo produzido com inteligência artificial (IA) simulando um pronunciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro durante a convenção nacional do Partido Liberal (PL), realizada no último sábado (25), em São Paulo, passou a ser alvo de questionamentos jurídicos. Especialistas em Direito Eleitoral e Direito Digital avaliam que a gravação poderá ser analisada tanto pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) quanto pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

<Siga o canal do Jornal Local no WhatsApp>

No vídeo, Bolsonaro, que cumpre prisão domiciliar por decisão do STF, afirma estar “preso e calado por uma decisão arbitrária”, diz que “nenhuma prisão vai calar o sentimento de esperança” de seus apoiadores e pede que Flávio Bolsonaro (PL-RJ) seja recebido “de braços abertos” como candidato à Presidência da República.

Uso de inteligência artificial

A resolução do Tribunal Superior Eleitoral para as eleições proíbe o uso de conteúdos sintéticos conhecidos como deepfakes, que utilizem inteligência artificial para reproduzir ou substituir a imagem ou a voz de pessoas vivas de forma artificial, ainda que haja autorização da pessoa retratada.

Para o advogado e doutor em Direito do Estado Luiz Eduardo Peccinin, o vídeo pode configurar infração à legislação eleitoral.

Segundo ele, mesmo com a identificação de que a gravação foi produzida por inteligência artificial, a utilização desse tipo de recurso pode contrariar as normas editadas pelo TSE. Caso seja reconhecida uma irregularidade, as consequências podem incluir aplicação de multa e eventual proibição da continuidade do uso do material durante a campanha.

Já o advogado Matheus Puppe, consultor da Comissão Especial de Direito Digital da Câmara dos Deputados, entende que a regulamentação atual deve ser interpretada com cautela. Na avaliação dele, a proibição de deepfakes deveria alcançar principalmente conteúdos produzidos para enganar eleitores ou prejudicar candidatos, defendendo uma revisão futura das regras sobre inteligência artificial nas campanhas eleitorais.

Ações na Justiça

No domingo (26), o Partido dos Trabalhadores (PT) protocolou representação no Tribunal Superior Eleitoral contra o PL e o senador Flávio Bolsonaro, alegando propaganda eleitoral antecipada e uso irregular de inteligência artificial.

O partido também encaminhou petição ao Supremo Tribunal Federal sustentando que a divulgação do vídeo pode ter descumprido as restrições impostas a Jair Bolsonaro, que está proibido de realizar manifestações político-eleitorais por determinação do ministro Alexandre de Moraes.

Segundo o advogado criminalista Guilherme Alonso, o episódio poderá ser analisado pelo STF para verificar se houve descumprimento das medidas cautelares impostas ao ex-presidente. Caso o ministro relator entenda que houve violação das restrições, poderá solicitar manifestação da defesa antes de decidir sobre eventuais providências.

Defesa

Até a publicação desta reportagem, Jair Bolsonaro, o Partido Liberal e a defesa de Flávio Bolsonaro não haviam se manifestado sobre as ações apresentadas pelo PT nem sobre as avaliações feitas pelos especialistas a respeito da utilização do vídeo produzido por inteligência artificial.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Homem é preso em flagrante após roubo a comércio em Campinas

Suspeito foi localizado pelo Baep durante patrulhamento e estava...

Mãe é presa após PM encontrar três filhos sozinhos em casa em Campinas

Crianças de 1, 5 e 11 anos foram encontradas...

Suspeito de feminicídio morre após confronto com Guarda Municipal em Artur Nogueira

Anderson Sousa Andrade Ramos, de 42 anos, era investigado...

Operação conjunta prende suspeito de furtar câmeras de segurança em escolas de Campinas

Prejuízo aos cofres públicos é estimado em R$ 100...
José Luiz, morador do Imperial Parque, foi localizado dentro do rio na noite de sábado (12), nas proximidades do coreto de Sousas; segundo os remadores, vítima apresentava sinais de...